CEARÁ

Wi-fi gratuita é ofertada em praças, ônibus e terminais de Fortaleza

Estão cada vez mais comuns em Fortaleza os locais que oferecem sinal de wi-fi gratuito. Em praças, terminais e até algumas linhas de ônibus é possível conectar-se, mediante cadastramento prévio, à rede de Internet instalada pela Prefeitura. Nesta semana, O POVO visitou cinco pontos para testar a qualidade do acesso e ouvir relatos de usuários do serviço.

No Passeio Público e na Praça do Ferreira, a Internet funcionou, mas com alcance limitado. No Passeio Público, o sinal começa a falhar a partir de um certo distanciamento do ponto central. O mesmo ocorre na Praça do Ferreira: com o celular utilizado, o raio de alcance do sinal foi de aproximadamente 30 metros em relação aos pontos onde estão localizadas as antenas de Internet sem fio.

O cabeleireiro Anderson Milfont, 27, relata que chegou a se cadastrar e receber o e-mail de confirmação do serviço. Ele afirma, no entanto, que já tentou se conectar em três pontos da Cidade e não conseguiu. “Já tentei aqui no Passeio Público, na Cidade da Criança e no Terminal do Antônio Bezerra”, cita. Anderson considera a disponibilidade do serviço interessante para a população. “Uma pena que não consegui conexão em nenhum”, lamenta.

O corredor exclusivo da Bezerra de Menezes também possui placas nas estações indicando o sinal de Internet. No local, o celular conectou-se com facilidade, mas somente nas estações elevadas. Nas paradas de ônibus, o acesso apresentou falha.

Nos dois terminais de ônibus visitados, Papicu e Lagoa, os celulares se conectaram rapidamente. O sinal disponibilizado é de boa qualidade em todos os pontos, permitindo o carregamento de vídeos e o acesso a sites de notícias e redes sociais. “Eu me impressionei com a qualidade”, afirmou a vendedora Harissa Freiras, 22.

O garçom André Fernandes da Silva, 29, afirma que utiliza frequentemente o sinal do Terminal do Siqueira. Por passar a maior parte do tempo fora de casa, ele não possui rede de Internet residencial. “É uma facilidade muito grade para mim e entretém enquanto eu espero o ônibus. É o momento em que me atualizo”, afirma.

Cadastro

Para se cadastrar, é necessário acessar a rede “FORTALEZA_WiFi”. Ao clicar no link, o usuário é direcionado para uma página na qual é preciso preencher dados e criar uma senha. Mas, para ter acesso imediato, é preciso estar com o tablet ou smartphone ligado previamente à outra conexão. Isso porque é preciso ativar um link direcionado pelo sistema de cadastro da Prefeitura para o e-mail do usuário.

O Povo Online


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp