O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo, José Augusto Viana Neto e o diretor-secretário do Cofeci, Rômulo Soares, estiveram ontem na Sede da Confederação Brasileira das Associações Empresariais e Comerciais do Brasil a convite do presidente Alfredo Cotait Neto e participaram de uma reunião sobre a pauta do empreendedorismo para 2024, com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Na oportunidade, Viana e Rômulo representaram o Conselho Federal de Corretores de Imóveis e sugeriram a criação de uma lei que proporcione uma tributação especial aos investidores que aplicam seus recursos em imóveis para locação residencial. O objetivo é aumentar a oferta de imóveis para que aconteça a consequente baixa de preços no valor da locação, o que está provocando a exclusão de muitas pessoas que dependem do aluguel, da possibilidade de conseguir uma moradia.
“A medida tem cunho totalmente social, pois como todos sabemos, o que regula o preço da locação é a lei da oferta e da procura, e quando a disponibilidade de imóveis é baixa o preço tende aumentar demais. os investidores preferem trabalhar com aluguéis de galpões logísticos, imóveis comerciais ou corporativos, tendo em vista a rentabilidade que é muito mais alta do que o aluguel residencial e a tributação é a mesma, então se houver um incentivo fiscal o número de investidores em imóveis residenciais para fins de locação deverá aumentar e consequentemente o valor do aluguel deverá cair”, lembrou José Viana Netto.
O deputado-presidente Arthur Lira achou a ideia interessante, fez alguns questionamentos e se colocou à disposição para recepcionar o anteprojeto de lei através de um dos deputados da casa.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.