RIO GRANDE DO NORTE

Do Seridó para Paris: uniformes dos atletas brasileiros nas olimpíadas bordados por mulheres potiguares

Por Redação RNE

 

Os bordados de Timbaúba dos Batistas, a 300 km de Natal, na região do seridó potiguar, vão estar em todos os uniformes dos atletas brasileiros, na cerimônia de abertura dos jogos olímpicos de Paris, em  26 de julho.

 

A iniciativa foi possível por meio de uma parceria do Instituto Riachuelo ( lojas de departamento de origem potiguar) que patrocina os uniformes na cerimônia de abertura e as roupas de passeio e viagem da delegação, moletons confeccionados em algodão desfibrado (reciclados).

 

Ao todo, 80 mulheres estão confeccionando as peças inspiradas na flora e na fauna brasileiras, como tucanos, araras, animais silvestres, como onça, que serão colocadas em jaquetas de jeans com matéria-prima reciclada.

 

Para as atletas femininas ainda compõe o uniforme uma saia branca, além da jaqueta e camiseta da delegação. Para os homens, vestirão calças brancas, jaquetas jeans e a camiseta oficial da abertura.

 

Já para os uniformes de competição  estão sendo fabricados por outras empresas esportivas. No caso do Brasil, a patrocinadora é a chinesa Peak.

 

Os bordados de Timbaúba dos Batistas já vestiram a primeira-dama, Janja da Silva ( na posse do presidente Lula e no seu casamento), e também a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. O trabalho tem reconhecimento mundial, pela perfeição e riqueza de detalhes.

 

Timbaúba dos Batistas tem apenas 2,4 mil habitantes, segundo o IBGE, e cerca de 800 mulheres bordadeiras, segundo a Cooperativa das Mãos Artesanais de Timbaúba dos Batistas (Comart).

 

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp