PARAÍBA

IPHAN relata atentado às senzalas em Areia/PB, registra agressões à equipe, mas salva 5 outras senzalas de prédio do TJ

Por Walter Santos

O arquiteto Raglan Gondim, do IPHAN, relatou ao Ministério Público detalhes do atentado ao patrimônio histórico sofrido por parte do prédio do Tribunal de Justiça do Estado em Areia quando funcionários da Prefeitura quebraram 3 pisos de senzala. Felizmente, há tempo, o IPHAN impediu e preservou 5 senzalas.

 

–  Estamos cientes desde o primeiro momento após o início da demolição e foi exatamente por isso , e graças a isso, que ainda conseguimos salvar 5 senzalas que teriam seus pisos antigos quebrados, relatou ele.

Para ele, contudo, “infelizmente,  quando chegamos na obra , as 8:30 da manhã,  os operários da prefeitura municipal de areia já tinham quebrado os pisos de três”, disse ele relatando que ” no mesmo dia à tarde fomos entregar o termo de embargo e auto de infração no gabinete da Prefeita”.

Conforme explicou, ” de imediato lavramos termo de embargo , instalamos auto de infração e isolamos a área com fita zebrada” afirmou acrescentando que “no caso nossa arquiteta e a nossa secretaria do escritório técnico de areia” .

 

Ele relatou ainda que “quando o esposo da Prefeita proferiu falas desrespeitosas ao poder público,  ao IPHAN e ainda dizendo que estava recebendo as documentações pq sabia que nada aconteceria pois o IPHAN não teria eficiência para fazer cumprir a restauração ou mesmo obrigá-lo a pagar multas, ele de forma agressiva desrespeitou nossas funcionárias”.

Por fim, explicou que “no mesmo dia enviamos ofício ao Tribunal de Justiça da Paraiba , comunicando do ato criminoso , das ações do Iphan em interditar o edifício e solicitamos explicações do Tribunal , uma vez que o imóvel pertence ao Tribunal”.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp