PERNAMBUCO

Suape: operação inédita para desembarque de aerogeradores para usina eólica, na Paraíba

Pela primeira vez, uma operação inédita de desembarque de oito aerogeradores, o equivalente a 24 pás eólicas e conjunto de peças para montagem do equipamento a ser utilizado em uma usina eólica na Serra da Palmeira, na Paraíba, estão sendo descarregados desde domingo (28), no Cais 4 do Porto de Suape.

 

Com quase 7 mil toneladas, a carga foi despachada no porto de Lianyungang, situado na província de Jiangsu, na China. A viagem até Suape teve a duração de 40 dias e foi realizada pelo navio Tian Lu, de bandeira de Singapura, cidade-estado localizada no sudeste asiático. De Suape, o navio segue em direção ao Porto de Vitória, no Espírito Santo.

 

As hélices têm 84 metros de comprimento, equivalente a um prédio de 28 andares, sendo a maior carga do tipo desembarcada no atracadouro pernambucano. Além disso, é a primeira vez que todo o conjunto eólico chega ao porto numa única remessa.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária de Suape, Rinaldo Lira, a operação deverá se estender por mais 5 a 7 dias. “É uma tarefa complexa que requer o uso de caminhões de três até 16 eixos e guindastes com capacidade de 400 toneladas combinadas”, explica. Inicialmente, o material permanecerá no pátio do Terminal de Contêineres de Suape (Tecon), aguardando a liberação por parte dos órgãos intervenientes.

O conjunto de equipamentos,  pás eólicas, rotores, torres, caixas de transmissão, geradores, entre outros , serão transportados, por via terrestre, para a Serra da Palmeira, na Paraíba, onde há um parque eólico abrangendo os municípios de Picuí, Baraúna, São Vicente do Seridó, Nova Palmeira e Pedra Lavrada.

 

Fonte: Complexo Industrial de Suape


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp