PERNAMBUCO

Padre Airton: MPPE diz que outras vítimas de estupro foram identificadas e que há 5 inquéritos

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) disse que outras vítimas foram identificadas e que há cinco inquéritos policiais abertos contra o padre Airton Freire, acusado de estupro pela personal stylist Silvia Tavares de Souza. O religioso foi preso preventivamente nesta sexta-feira (14).

 

Em junho, a Silvia Tavares disse ter sido estuprada pelo motorista de padre Airton, Jailson Leonardo da Silva, a mando do religioso. A Polícia Civil não informou se prendeu o motorista.

 

Segundo Silvia Tavares, o estupro aconteceu no dia 18 de agosto de 2022, em uma propriedade da Fundação Terra, criada pelo padre.

 

Nesta sexta-feira, a Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão contra o padre, em Arcoverde, no Sertão, sede da Fundação Terra. A defesa do padre disse que a prisão “surpreendeu” e que vai tentar conseguir um habeas corpus na Justiça (veja resposta mais abaixo).

 

A corporação disse, também, que houve o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na mesma cidade. A Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil do Ceará também atuaram no cumprimento.

 

Depois da prisão de padre Airton Freire, o MPPE disse que três membros do Ministério Público foram designados para acompanhar o caso. Disse, também, que por se tratar de inquéritos sigilosos, não vai divulgar detalhes sobre o processo.

 

O MPPE disse que tem feito “exame criterioso dos elementos de prova até então colhidos” e que se pauta por normas para preservar os direitos humanos e “evitar revitimizações das vítimas que buscaram o aparato estatal para relatarem violências sexuais que estão sob investigação”.

 

O Ministério Público também disse que a adoção de medidas cautelares, a exemplo da prisão preventiva, é necessária para “afastar os riscos de reiteração delitiva; bem como assegurar proteção às vítimas que procuraram o estado para relatarem fatos criminosos contra suas dignidades sexuais”.

g1


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp