PERNAMBUCO

Pesquisadores lançam Atlas do Pernambuco Indígena nesta 6a

 

 

Pernambuco conta com a quarta maior população indígena do país (IBGE, 2010) que faz parte de mais de uma dezena de povos indígenas. Com o objetivo de contribuir com os esforços de visibilização dos povos indígenas, os antropólogos/as e pesquisadores/as Estêvão Martins Palitot e Lara Erendira de Andrade idealizaram o projeto Atlas do Pernambuco Indígena,  que reúne informações sobre a temática em formato de mapas e textos.

Aldeia Brejo dos Padres, do povo indígena Pankararú, localizada entre os municípios de Tacaratu, Petrolândia e Jatobá. Foto: IFSertão PE

O conteúdo foi organizado com o intuito de alcançar um público amplo e não especializado. O portal também conta com ferramentas de acessibilidade com audiodescrição das imagens. O lançamento acontece a partir das 13h, no auditório do Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), com visita à exposição permanente, “Pernambuco, território e patrimônio de um povo”, e roda de conversa. O acesso ao evento é gratuito. O projeto teve o incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secult, Governo de Pernambuco.

A pesquisa Atlas do Pernambuco Indígena foi realizada pela doutora em antropologia Lara Erendira Andrade, pelo doutorando em antropologia Jamerson Lucena, pela historiadora e mestra em direito humanos Polyana Medeiros e pela designer e doutoranda em antropologia Juliana Ferreira Lima, sob a coordenação do professor Estêvão Palitot (LAPA/UFPB).


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp