INTERNACIONAL

Primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, renuncia ao cargo, diz presidente da Guiana

Renuncia foi anunciada por Irfaan Ali, que atualmente ocupa o cargo de presidente da Comunidade do Caribe, ao qual o Haiti faz parte. País vive crise de segurança, que se agravou nas últimas semanas.

Por g1 

 

Ariel Henry em Nairóbi, no Quénia, em março de 2024 — Foto: Andrew Kasuku/AP 

O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, renunciou ao cargo na noite desta segunda-feira (11). A informação foi divulgada por Irfaan Ali, presidente da Guiana e atual líder da Comunidade do Caribe (Caricom), a qual o Haiti faz parte.

 

O anúncio da renúncia de Henry como primeiro-ministro do Haiti foi feito durante uma coletiva de imprensa feita após uma reunião da Caricom sobre o Haiti.

O Haiti decretou estado de emergência no dia 3 de março depois de penitenciárias serem atacadas por gangues armadas. Mais de 3.500 detentos conseguiram fugir e mortes foram registradas.

O episódio piorou a situação do Haiti, que vive uma crise política, humanitária e de segurança desde o assassinato do presidente Jovenel Moïse, em 2021. 

Líderes de gangues e parte da população queriam a saída de Henry do poder e a realização de eleições gerais, que não acontecem há quase uma década. Por outro lado, o primeiro-ministro afirmava que ainda não era seguro realizar eleições.

A comunidade internacional está acompanhando a situação do Haiti. Os Estados Unidos pediram para que Henry acelere a transição de poder.

No início de março, o Brasil pediu com urgência a implementação de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU para a criação da Missão Multinacional de Apoio à Segurança no Haiti.

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp