NORDESTE

Sistema SICREDI fortalece desenvolvimento do cooperativismo de crédito no Nordeste

A participação da Central Nordeste no sistema Sicredi fortalece o princípio da intercooperação com a integração efetiva nos fóruns de governança e de gestão, buscando o alinhamento estratégico e a sinergia necessária para o desenvolvimento dos negócios.

 

A região possui dois representantes que integram o Conselho do Sicredi Participações: Wilson Ribeiro de Moraes Filho, presidente da Central Sicredi Nordeste; e João Bezerra Júnior, presidente da Sicredi Evolução



Para João Bezerra Júnior, “a participação da Central Nordeste nas decisões do sistema Sicredi é relevante por vários motivos. Em primeiro lugar, pela representação de uma região com grande potencial de crescimento e desenvolvimento socioeconômico, que pode ser impulsionado pelo cooperativismo de crédito. Como segundo ponto, a contribuição com a diversidade e a pluralidade do Sistema, trazendo as demandas, os desafios e as oportunidades da realidade bastante particular da região”.

 

Competitividade



A atuação regional nas decisões estratégicas sistêmicas é fundamental para garantir a sustentabilidade, a eficiência e a competitividade do sistema Sicredi, bem como para promover os valores e os ideais do cooperativismo no Brasil. 



Como exemplo, a participação em diversos comitês, e principalmente, a presença em dois assentos no próprio Conselho de Administração, reafirmam a importância da Central Nordeste, que tem voz e colaboração nas instâncias máximas, podendo defender os interesses das cooperativas singulares e seus associados, além de contribuir para o aperfeiçoamento contínuo das práticas de governança, gestão e responsabilidade socioambiental do Sicredi.

 

Trabalho voluntário

 

A participação dos integrantes nos comitês é um trabalho de voluntário com o objetivo de elevar a região Nordeste e o sistema nacional. Os comitês são órgãos consultivos que apoiam os conselhos de administração e fiscal nas suas atribuições e decisões, visando ao alinhamento, à integração e à padronização das políticas, normas e procedimentos do Sicredi. 



Os integrantes dos comitês são representantes das centrais e das cooperativas singulares e têm o compromisso de defender os interesses e as necessidades das suas regiões, contribuindo para o desenvolvimento e a solidez do sistema como um todo. 



Wilson Ribeiro de Moraes Filho integra o Comitê de Estratégia, Comitê de Gestão de Pessoas e Comitê de Remuneração do Banco. João Bezerra Júnior participa do Comitê de Auditoria da SicrediPar e do Banco, Comitê de Cooperativismo e Sustentabilidade, e Comitê de Sustentabilidade do Banco.



“A participação voluntária nos comitês do Sicredi é uma forma de colaborar com a gestão estratégica e operacional, bem como de compartilhar as melhores práticas e experiências entre as centrais e as cooperativas”, enfatiza João Bezerra Júnior.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp