PARAÍBA

Sociedade Paraibana de Cardiologia alerta para as novas diretrizes brasileiras de medidas da pressão arterial

Nesta sexta-feira, 26 de abril cardiologistas de todo Brasil, vão estar mobilizados na luta nacional em prevenção e combate a hipertensão

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia quase 24% (23,93%) da população brasileira é hipertensa, onde as mulheres são maioria correspondendo a 26,45% dos casos.
O relatório “Estatística Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia de 2023, também destaca que a mais alta prevalência de hipertensão no país, 61%, foi observada em indivíduos com idade a partir de 65 anos. Por outro, lado estima-se, entre crianças e adolescentes, que cerca de 10% desta fatia relevante da nossa população já conviva com a hipertensão arterial.

 

 

A Sociedade Brasileira de Cardiologia – Regional Paraíba, realizará duas atividades nesta sexta- feira, dia 26 de abril, em combate e prevenção a Hipertensão , em João Pessoa no Shopping Tambiá das 9:h às 12h e em Campina Grande na praça da Bandeira das 8:h às 12.

 

Além da aferição de pressão da comunidade, a SBC- pbPB traz uma atualização de sobre as novas “Diretrizes Brasileiras de Medidas da Pressão Arterial, segundo o presidente SBC- PB Dr. Glauco Gusmão “O diagnóstico definitivo da Hipertensão Arterial não deve considerar apenas os resultados obtidos nas medidas realizadas nos consultórios considerando as variáveis técnicas e de contexto de cada paciente” ressaltou.

 

 

Considerada uma doença crônica silenciosa, a hipertensão se dá quando os níveis de pressão sanguínea estão acima do que é considerado normal pela medicina, o que faz com que a parede dos vasos arteriais acabe ficando cada vez mais rígida, dificultando a passagem de sangue, levando o coração a um esforço acima do comum .

 

 

Valendo considerar que o nivel pressórico considerado bom ainda é o 12×8 . A hipertensão mal cuidada pode e ocasionar em AVC, tromboses e outros problemas, como o comprometimento de órgãos como rins e cérebro. Quando mais cedo detectada, mais adequado e seguro se dá o tr


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp