Internacional

Economia da China continuará se recuperando no segundo semestre, diz porta-voz

16/07/2020


portuguese.xinhuanet.com

Beijing, 16 jul (Xinhua) — A economia chinesa tem suporte o suficiente para amparar sua recuperação no segundo semestre de 2020, declarou nesta quinta-feira Liu Aihua, porta-voz do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).

“A contínua recuperação econômica do país no primeiro semestre do ano estabeleceu uma base sólida para sua dinâmica no segundo semestre”, afirmou Liu em uma coletiva de imprensa, citando as recuperações de vários indicadores econômicos importantes nos dois primeiros trimestres.

O impacto causado pela COVID-19 foi controlável no geral e a economia da China demonstrou forte capacidade de autoajuste, apontou a porta-voz, acrescentando que as vantagens do país no sistema industrial, na infraestrutura e no mercado continuarão a amortecer o impacto.

Diversos novos setores e modelos de negócios impulsionados durante a epidemia continuarão a oferecer um forte suporte para a recuperação no segundo semestre, e o efeito das macropolíticas será mais evidente, observou Liu.

“Estamos confiantes de que a economia chinesa continuará a se recuperar no segundo semestre”, destacou ela, acrescentando que a China tem a base, o potencial e a condição para atingir tal objetivo.

No entanto, Liu admitiu que, em meio às dificuldades de reiniciar as atividades econômicas e comerciais mundiais devido à propagação global da COVID-19, a China também enfrenta restrições na recuperação da demanda interna e pressão para estabilizar as empresas e garantir o emprego.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.