ARQUIVO NORDESTE

Mercado de franquias no Nordeste cresce 9,4% em 2023 e redes aceleram planos de expansão na região

 

 

Crescimento das marcas localizadas nos estados nordestinos foi de 6,9% chegando a mais de 28 mil operações. Em faturamento, a região Nordeste ficou na quarta colocação no ranking nacional com um crescimento de 9,4% , o que representa mais de R$ 34 bilhões em 2023.

 

 

Por Luciana Leão 

 

 

 

O Nordeste tem se tornado um polo atrativo para investimentos no setor de franquias. A constatação é da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em recente relatório divulgado.

 

Segundo a ABF, a região obteve um faturamento de mais de R$ 34 bilhões em 2023, o que representa um aumento de 9,4% em relação ao mesmo período de 2022. Já em número de unidades de franquia, o crescimento foi de 6,9% chegando a mais de 28 mil operações.

 

Em faturamento, a região Nordeste ficou na quarta colocação no País, em 2023. Os segmentos Alimentação, Entretenimento e Lazer, Limpeza e Conservação e Serviços e Outros Negócios foram os destaques e com maior representação no faturamento da região, o que demonstra a diversidade e a versatilidade do franchising do Nordeste.

 

Bahia e Piauí se destacam em faturamento e expansão

 

Dentre os nove estados do Nordeste, quem mais se destacou na expansão de franquias em 2023 foi o Piauí com um acréscimo de 11,6%.

 

Já no faturamento, quem mais cresceu foi a Bahia com aumento de 15,7%, com 7512 operações que faturaram em 2023 R$ 8,7 bilhões.

 

Para o diretor da Regional da ABF Nordeste, Fernando Ribeiro, o mercado de franquias da região confirmou ser resiliente, forte e se adaptou rapidamente às mudanças impostas nos últimos anos. 

 

Avanço na digitalização e no delivery

 

“O Nordeste brasileiro é uma potência para o setor de franquias, além de ser reconhecido por sua força nos negócios. As redes avançaram na digitalização, no delivery e seguem firmes buscando novas oportunidades para expandir. Dessa forma, a região nordestina se tornou atrativa para as marcas por todo o seu potencial”, observa.

 

 

Tabelas por segmentos no Nordeste. Fonte: ABF

 

 

Fernando Ribeiro, presidente da ABF, acredita no potencial de crescimento do setor de franquias no Nordeste. Foto: Arquivo Pessoal

 

 

Em sintonia com estes movimentos, algumas marcas de segmentos variados têm  planos de expansão representativos para os estados nordestinos, conforme adiantou à ABF para a revista NORDESTE:

 

5àsec

 

Maior rede de lavanderias do Brasil, a 5àsec conta com um plano de expansão destinado ao Nordeste. A empresa com 554 operações em solo brasileiro visa abrir 40 pontos de venda na região até o fim de 2025. 

 

Com duas marcas, 5àsec e LavPop, o Grupo planeja ingressar com a primeira unidade e/ou ampliar atuação em cerca de 35 cidades nordestinas, como Recife, Jaboatão dos Guararapes e Garanhuns, em Pernambuco; Arapiraca e Maceió, em Alagoas; Ilhéus, Porto Seguro e Salvador, na Bahia; Juazeiro do Norte e Sobral, no Ceará; São Luís e Imperatriz, no Maranhão; João Pessoa, na Paraíba; Teresina, no Piauí; e Natal, no Rio Grande do Norte. 

 

Com diferentes modelos de negócios, inclusive de autosserviço mais conhecidas como lavanderias self-service, para quem deseja ser um investidor do Grupo 5àsec, é necessário aporte a partir de R$ 100 mil.

 

Água Doce Sabores do Brasil

 

Conhecida pela culinária brasileira que evidencia os ingredientes nativos do País, a Água Doce Sabores do Brasil possui 80 operações em sete estados. Com 34 anos de história, a marca atua no segmento de casual dinner, com ambientes acolhedores e modernos para família e amigos. 

 

No Nordeste, a rede visa cidades que contam com mais de 100 mil habitantes, principalmente as capitais Salvador, Maceió e Recife.

 

Para o Nordeste, a empresa identificou que os formatos de negócio Máster, sendo o restaurante completo, com amplo espaço para confraternização, e o Express, mais compacto destinado para ponto de rua e shoppings, são os ideais para os clientes locais. Para ser um franqueado da rede, é necessário investir a partir de R$ 594 mil.

 

 Calçados Bibi

 

Com mais de 130 lojas no Brasil, a Calçados Bibi, rede pioneira em calçados infantis no País, conta com plano de expansão focado no Nordeste. 

 

Para isso, a marca que tem mais de 70 anos no mercado mapeou sete cidades para implantar operações, preferencialmente em shopping centers.

 

Entre os locais mapeados estão Olinda (PE), Natal (RN), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Salvador (BA).

 

Para quem deseja se tornar um franqueado da marca, o investimento inicial é a partir de R$ 490 mil, com lucro médio mensal que varia de 12% a 15%, e prazo de retorno de 36 meses.

 

Casa do Construtor

 

Em sua expansão para o Nordeste, o foco está nos municípios de menor porte, distantes de grandes centros e com até 40 mil habitantes, sobretudo os localizados na região agreste. 

 

A Casa do Construtor conta com um modelo de operação mais enxuto, com investimento a partir de R$ 325 mil. Trata-se do + Rental, que funciona na modalidade “store in store”, em pequenos depósitos e lojas de material de construção criando, desta forma, uma sinergia para oferecer um atendimento 360 aos clientes.

 

Em 2023, a Rede cresceu 20%, faturando mais de R$ 830 milhões. Com mais de 680 operações, sendo cinco delas no Paraguai e duas no Uruguai, a maior rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia da América Latina.  

 

 

Setores de Alimentação fora do lar e bem-estar tiveram crescimento no Nordeste. Foto: Freepik.com

 

 

Divino Fogão

 

Com 40 anos de atuação no Food Service brasileiro, o Divino Fogão foi precursor a oferecer serviço de buffet nas praças de alimentação em shopping centers. 

 

Hoje com mais de 210 pontos de venda, entre restaurantes e cozinhas invisíveis, a rede conta com mais de 25 operações no Nordeste.

 

Com foco em expandir a atuação na região, até 2025 são esperadas cinco novas unidades nas cidades do Recife e Caruaru, em Pernambuco; Salvador, na Bahia; Mossoró, no Rio Grande do Norte; e Juazeiro do Norte, no Ceará. Para fazer parte da marca, o investimento parte de R$ 950 mil.

 

 Milon

 

No mercado infantil desde 2006, a Milon, rede que oferece peças com inspiração europeia e estilo clássico, e que veste desde bebês até o tamanho 14, conta atualmente com 105 operações. Pertencente ao Grupo Kyly, maior empresa de vestuário infantil do País, a marca iniciou no mercado de franchising em 2016. 

 

Com plano de crescimento para todo o Brasil, o Nordeste é uma das regiões com espaço para implantação de novas unidades da rede.

 

Ao todo, até 2025, são esperadas, ao menos, 13 lojas, distribuídas entre Alagoas, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Para ser um franqueado da empresa, é necessário investimento de R$ 350 mil.

 

Peça Rara

 

Uma das principais marcas do segmento de moda circular e com quase 17 anos de atividade, a rede de franquias dá vida nova e ressignifica além de moda feminina, masculina e infantil, itens de decoração e móveis. 

 

A marca que nasceu em Brasília e atualmente com mais de 150 lojas comercializadas por todo o país, tem como propósito um novo estilo de vida, permeado pela sustentabilidade e a responsabilidade social por meio do conceito second hand (uso de segunda mão), que promove a economia circular e o consumo consciente.

 

O Peça Rara Brechó está em processo de expansão, com meta de chegar a 300 lojas até o final de 2024. 

 

“Na região Nordeste temos 20 lojas comercializadas, das quais, 12 já estão em operação”, anuncia Bruna Vasconi, CEO e fundadora do Peça Rara Brechó. “Acreditando no potencial de crescimento da região, temos mapeadas mais 50 oportunidades de novas lojas, com previsão de investimentos em torno de R$ 25 milhões até o final do ano”.

 

 Microlins

 

Há mais de 30 anos no mercado, a Microlins é considerada a maior rede de cursos profissionalizantes do Brasil, com mais de 400 escolas. Presente em todo o País, a marca visa aumentar sua presença no Nordeste. 

 

Foram mapeadas mais de 30 cidades nordestinas que contam com potencial para implantação de uma operação da empresa, por exemplo, São Luís e Timon, no Maranhão; Teresina e Floriano, no Piauí; Fortaleza e Sobral, no Ceará; Recife e Olinda, em Pernambuco; Marechal Deodoro e Rio Largo, em Alagoas; São Cristóvão e Itabaiana, no Sergipe; e Salvador e Feira de Santana, na Bahia. Para ser um franqueado da rede, é necessário investir a partir de R$ 150 mil.

 

 Mr. Cheney

 

O Mr. Cheney é uma rede de franquias de cookies e outras sobremesas tipicamente americanas. Fundada no Brasil em 2005 pelo casal Lindolfo e Elida Paiva, a marca foi reconhecida no mercado por meio de sua receita especial, ensinada por um amigo, o cookieman americano Jay Cheney, da Califórnia, que inspirou o nome da rede. 

 

Além disso, a marca foi a primeira a vender Cookies no Brasil, que até então era desconhecido pelo brasileiro. A presença consolidada do Mr. Cheney em regiões-chave do Nordeste, como Bahia, Maranhão e Pernambuco, impulsionou a empresa a explorar novas oportunidades de expansão na região.

 

Agora, com três lojas estabelecidas, a marca se prepara para estender suas operações, focando em cidades em ascensão como Fortaleza, Maceió e João Pessoa, o Mr. Cheney busca atender à crescente demanda por seus produtos e consolidar sua presença no mercado nordestino. 

 

A introdução de produtos refrescantes como o Ice Cookie (versão gelada do tradicional cookie) e FrappuCheney representa uma mudança notável na percepção da marca, antes mais associada ao inverno e bebidas quentes. Além disso, a MCC Franchising está em processo de franqueamento da HolyCow!, uma marca de gelato premium, amplia ainda mais a variedade e qualidade do portfólio de produtos do Mr. Cheney. Associada à ABF, a marca possui mais de 80 unidades em operação, espalhadas em 14 estados brasileiros.

 

 Royal Face

 

A rede líder e expert em harmonização facial no Brasil, revolucionou o segmento de tratamentos estéticos com o diferencial de oferecer condições facilitadas de pagamento, um atendimento personalizado, humanizado e articulado de maneira a contemplar as reais necessidades de cada pessoa. 

 

Para André Alves, CEO da Royal Face, a demanda por cuidados pessoais, incluindo estética, continua alta no Brasil.

 

 “Investir no mercado nordestino traz grande oportunidade de crescimento e desenvolvimento do setor devido à sua riqueza natural, tradições culturais e apelo turístico, assim ampliando a oferta de produtos e serviços com acessibilidade ao público”.

 

A Royal Face fechou o ano de 2023 com 260 unidades, sendo 26 no Nordeste, correspondendo a 10% da participação do país.

 

Para esse ano de 2024, a rede pretende chegar a 400 unidades em todo o País, com perspectiva de inaugurações nos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba, Minas Gerais e interior de São Paulo.

 

 


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