Nordeste

Hospital Solidário na Paraíba está pronto para atender a população com Covid-19

A unidade é a primeira do Nordeste a ficar pronta, erguida do zero.

18/04/2020


REVISTA NORDESTE – O Hospital Solidário, montado pelo Governo da Paraíba no estacionamento do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa, será entregue na próxima segunda-feira (20) pelo governador João Azevêdo e estará disponível para receber pacientes. A montagem do hospital foi iniciada no dia 1º de abril e concluída nessa sexta-feira (17). A unidade é a primeira do Nordeste a ficar pronta, erguida do zero. O Hospital oferecerá 130 leitos, podendo chegar a 200, caso haja necessidade, e contará com 780 funcionários que passarão por treinamentos e simulações.

“No momento, não estamos precisando usar ainda, pois temos leitos suficientes em todos os centros de referências do estado, com 20% de ocupação de nossos 125 leitos de UTI e 317 leitos de enfermaria. Vamos ter muita tranquilidade para deixar as equipes confortáveis para serem treinadas e começarem a trabalhar no Solidário”, disse o secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi.

Numa área de 2.490 m² e estrutura metálica, com cobertura lonada, a unidade atenderá pacientes diagnosticados com o coronavírus, moderados e graves, em dois eixos: vermelho e amarelo. “No vermelho, serão atendidos casos confirmados e mais graves e, no amarelo, pacientes ainda suspeitos e mais estáveis. Além disso, temos uma UTI com 53 leitos disponíveis, a uma distância de 50m e toda a estrutura do Centro de Imagens, do Hospital Metropolitano”, afirmou o secretário.

O novo hospital atenderá os casos diagnosticados para o coronavírus, moderados e graves, vindos de todos os 223 municípios paraibanos, por meio de regulação, ou seja, a comunicação entre hospitais para informar onde há leitos disponíveis, facilitando e agilizando o atendimento. Se o caso for grave ou moderado, fica no próprio Hospital Solidário. Se for gravíssimo, deverá ser encaminhado para as 53 UTI´s do Metropolitano.

Os 780 profissionais de saúde que trabalharão no Hospital Solidário serão os aprovados, recentemente, em processo seletivo, de forma emergencial, devido à pandemia.

Mais leitos – Além do Hospital Solidário, o Governo da Paraíba está preparando 150 leitos no antigo Hospital Santa Paula, na capital; 130 leitos na antiga Casa de Saúde Francisco Brasileiro, em Campina Grande e 40 leitos no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.