Nordeste

Nova Revista NORDESTE apresenta matéria histórica sobre o Maestro José Siqueira, paraibano e fundador da OSB, entre outros destaques

13/09/2020


Por Redação / Revista NORDESTE

A edição de nº 164 da Revista NORDESTE, que entra em circulação nos modelos físico e virtual, a partir desta segunda-feira (14), apresenta matéria de capa especial sobre o Maestro José Siqueira, responsável pela fundação da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), em 1940. Com o título “A genialidade desconhecida do fundador da Sinfônica Brasileira,  80 anos depois”, reportagem apresenta detalhes que os brasileiros desconhecem e ignoram sobre a trajetória do músico paraibano, que é natural do município de Conceição do Piancó, terra de Elba Ramalho e Pinto do Acordeon.

A edição apresenta uma resposta editorial ao esquecimento de grande parte da mídia nacional, que omitiu a importância de José Siqueira nas comemorações recentes pelos 80 anos da Orquestra Sinfônica Brasileira. Pela primeira vez, serão expostos dados sobre a produção de documentário sobre José Siqueira, coordenada pelo cineasta Rodrigo Marques, sobrinho do músico, pontuando dados históricos, que será lançado em 2021.

A revista apresenta ainda depoimentos de estudiosos sobre a obra de José Siqueira, a exemplo da professora doutora em música, Josélia Ramalho Vieira; dos maestros Chiquito, Laércio Diniz, Julio Medaglia; do regente da Orquestra Sinfônica da Paraíba, Luiz Carlos Durier; do Diretor do Departamento de Música da UFPB, Carlos Anísio; do pesquisador Irineu Franco; do produtor e ator Fernando Teixeira.

A Revista NORDESTE tem a editoração do jornalista Walter Santos, que reproduz dados inéditos, a exemplo de como o José Siqueira, mesmo perseguido por ser comunista, conseguiu reger as principais orquestras do mundo, inclusive de Moscou.

OUTROS DESTAQUES

A nova edição da Revista NORDESTE traz ainda entrevista com o tributarista, Erick Macedo, sobre como a proposta de Reforma Tributária, e as discussões sobre uma solução pactuada para a matéria que se encontra em tramitação no Congresso Nacional.

Também são abordados vários outros temas, a exemplo da reação da economia no Nordeste ainda na pandemia da Covid-19; do mercado financeiro em burburinho, após o anúncio de estruturação do Banorte para liberação da liquidação extrajudicial; matérias especiais com o arquiteto Paulo Macêdo, sobre tendências no interior da Paraíba com opções de condomínios; e com a Diretora da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas – Giucélia Figueiredo, sobre os novos desafios da engenharia no Brasil.

A nova edição da NORDESTE estará nas bancas a partir dos próximos dias e disponível para leitura virtual no site da Revista (www.revistanordeste.com.br) e no Portal WSCOM (www.wscom.com.br).


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.