BRASIL

Revista NORDESTE: Piauí, aumento de recursos na Saúde

Número de Hospitais SUS: 194

Expectativa de Vida ao nascer: 70,7

Mortalidade Infantil: 20,4

A saúde em Teresina é precária. Faltam hospitais e UPAs, para melhorar essa matemática a rede de assistência à saúde do Piauí receberá um adicional de recursos anual de R$ 8,1 milhões para a realização de procedimentos de média e alta complexidade, como cirurgias, internações, radiografias, diálises e procedimentos de traumato-ortopedia. O valor, que será acrescido ao recurso já repassado mensalmente ao Estado pelo Ministério da Saúde, será utilizado na habilitação de oito leitos novos de UTI pediátrica, habilitação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), na capital Teresina, além de habilitação de três municípios ao serviço Samu 192.


O Ministério da Saúde tem enfatizado a importância de se fortalecer as redes de saúde dos municípios e do Estado, regionalizando o atendimento para que a população tenha mais conforto, com atendimento de qualidade e um melhor patamar de saúde.


A intenção é que a Secretaria de Estado da Saúde passe a adotar metodologia de trabalho que qualificando a atenção básica em redes, assim como também os serviços de atenção especializada. A metodologia será implantada em todo o território piauiense.


A metodologia é desenvolvida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e já é adotada em vários estados da federação. A adesão ao modelo, com a respectiva elaboração do plano de ação, se deu em Teresina, com a presença do secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, e o secretário Executivo do Conass, Jurandir Frutuoso.


Em relação à saúde, a gestão municipal de Teresina tem a expectativa de entregar uma série de Unidades Básicas de Saúde (UBS) até o fim do ano. Até o momento, mesmo com o atraso em algumas obras, mais de 30 UBS já foram entregues à população. A proposta é de descentralizar o atendimento de saúde e facilitar a vida dos teresinenses dentro de suas regiões e seus bairros.
 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp