Superintendente da SUDENE mostra em Maceió PRDNE ao governador de Alagoas

O superintendente da SUDENE, Mário Gordilho, explicou ontem em encontro com o governador de Alagoas, Renan Filho, em Maceió, os principais pontos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), que está em fase final de construção.

O superintendente tem visitado os estados da área de atuação da Autarquia e ouvindo sugestões que serão incorporadas ao plano regional. A ideia é levar em consideração os projetos prioritários dos planos estaduais para os próximos quatro anos, uma vez que o PRDNE irá tramitar juntamente com o Plano Plurianual (PPA) e terá força de lei.

PRINCIPAIS PONTOS – As propostas de Alagoas sinalizam para obras de infraestrutura hídrica e saneamento, priorizando a conclusão do canal do sertão alagoano e a reconstrução da ferrovia da CSN, que foi destruída por uma enchente.

Renan Filho elegeu a Secretaria de Planejamento como responsável pela definição e envio dos projetos prioritários do Estado a serem incluídos no PRDNE. Após ouvir os estados e outros atores ligados ao tema do desenvolvimento regional, a Sudene vai consolidar o documento, que será apreciado pelos governadores em reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), prevista para o mês de maio. Até o final de agosto, o plano será submetido ao Congresso Nacional.

DEMAIS – Além de Alagoas, já foram realizadas visitas aos estados da Bahia, dia 3; Sergipe (5); Piauí (12) e Pernambuco (15). Os próximos encontros serão na Paraíba (22/04), Maranhão (26/04), Rio Grande do Norte (30/04) e Ceará (03/05).

Gordilho destacou que uma das proposições do plano é priorizar a interiorização do desenvolvimento através do fortalecimento dos sistemas inovativos e produtivos locais, além de apostar na utilização de municípios-polos das regiões geográficas intermediárias, levando em consideração estrutura, porte e rede de influência destas cidades. A Sudene acredita que as ações implementadas nessas localidades podem contribuir para a estruturação dos municípios menores. O superintendente da Sudene defende, ainda, que sejam apontadas soluções efetivas para os problemas hídricos enfrentados pelo Nordeste e para melhorar o desempenho do PIB regional. Outra ação apontada é a modernização da gestão pública, com o fortalecimento institucional e a criação de consórcios municipais.

Rio São Francisco

Ainda em Alagoas, Mário Gordilho participou de uma reunião com o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, que tratou das ações consideradas prioritárias pelo Colegiado e que podem compor o PRDNE. Anivaldo falou sobre a importância de implementar o saneamento básico em todos os municípios que estão às margens do rio, especialmente Paulo Afonso, Delmiro Gouveia, Petrolina e Juazeiro.

Destacou, ainda, a necessidade de capacitação dos irrigantes em eficiência hídrica e de revitalização do Rio São Francisco, aumentando a oferta de água e contribuindo para a melhoria de sua qualidade.

O QUE É – O PRDNE é um importante instrumento de ação da Autarquia para a realização da missão de promover o desenvolvimento includente e sustentável de sua área de atuação e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional. O Plano Regional está dividido em seis eixos estratégicos: Ciência, Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento Econômico; Educação; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Desenvolvimento Social; e Governança Institucional e Financiamento.

A Sudene está contando com a colaboração de consultores para a elaboração do Plano Regional, através de profissionais contratados por intermédio de um acordo de cooperação técnica celebrado entre a superintendência e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD – Brasil). Um dos desafios do PRDNE é convergir linhas de atuação que indiquem caminhos para diminuir as disparidades sociais e econômicas que separam a área de atuação da Sudene das regiões mais desenvolvidas do país.

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp