Piauí

Wellington Dias recebe reivindicações da Aprosoja para dimensionar agronegocios

10/02/2020


O governador Wellington Dias se reuniu, nesta segunda-feira (10), com o secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles, os diretores do Interpi, Idepi  e Aprosoja, Chico Lucas, Leonardo Sobral e Azir Neto, respectivamente, e a superintendente de Parcerias Público e Privada, Viviane Moura. Durante a reunião, foram debatidas políticas públicas de estímulo ao setor a fim de impulsionar o desenvolvimento agronegócio no estado.

O chefe do executivo estadual destacou que o governo tem buscado investimentos para obras que favoreçam a economia no campo. “Na região dos Cerrados, nós estamos trabalhando um novo eixo que a gente tá denominando de Estrada da Soja. Uma rodovia que vem lá de Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro em direção à Transcerrados e, daí, vem pra Currais, Bom Jesus. Temos também outros investimentos em parceria com a bancada federal feitos com apoio de recurso de contratos e empréstimos a fim de impulsionar projetos e parcerias que desenvolvam a economia no campo”, declarou.

Uma das pautas de destaque na reunião, a regularização fundiária foi debatida com o presidente do Interpi, Chico Lucas, que falou do trabalho realizado pelo Instituto na região, “ A regularização fundiária é para todo Estado do Piauí, mas nós temos o interesse econômico no Cerrado por conta da produção de grãos que faz do Cerrado uma área em que há uma demanda muito maior. Então nós vamos fazer a regularização em todo o Estado, mas também nós temos que dar uma atenção maior para o Cerrado, por conta dos conflitos por conta de ser a região com a maior expansão agrícola, então esse é um dos temas importantes tratados na reunião de hoje. ”

Segundo o presidente da Aprosoja, Alzir Neto, a reunião teve como objetivo encontrar soluções para tentar diminuir as dificuldades enfrentadas pelo setor. “Nós trouxemos as demandas do setor agropecuário, o que já é um costume.  Ano passado, nos reunimos também por essa data. O Governo mais uma vez abre esse canal de interlocução, senta conosco e aqui estamos trazendo a possibilidade de uma modernização da legislação ambiental que é fundamental garantir a preservação do meio ambiente, mas, sobretudo, com desenvolvimento econômico. Nós precisamos ter esses dois princípios andando juntos. Hoje, saímos de uma reunião bastante positiva com despachos já encaminhados pelo governador”, declarou.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.