Bahia

Bahia é terceiro estado com maior número de inscritos no Enem 2015

Assim como aconteceu no ano passado, um dos maiores focos de atenção dos estudantes que vão fazer as provas do Enem, amanhã e depois, na Bahia, é a questão do horário. Pelo fato de nosso estado não estar no Horário de Verão, todos os prazos têm que ter uma hora a menos, já que os limites obedecem ao horário de Brasília. Assim, enquanto naqueles estados onde vigora o Horário de Verão os portões serão abertos ao meio-dia e fecharão às 13 horas, na Bahia, bem como nos outros estados onde não há o Horário de Verão, os portões abrem às 11 horas e fecham ao meio-dia.

A Bahia é o terceiro estado com maior número de inscritos para o exame. Dos 8,4 milhões de inscritos, a maioria é do Nordeste, o que representa um total de 36,67%. A Bahia participa com 626.941), Ceará com 486.678 e Pernambuco, com (422.979, conforme dados do MEC.

Além de relaxar e não tentar aprender o que não aprendeu até agora nessas 24 horas que limitam o início das provas, outros conselhos de especialistas são, por exemplo, não deixar para consultar o local da prova e retirar o cartão na última hora, já que, este ano, tudo é feito exclusivamente pela internet. Acontece que, na última hora, naturalmente cresce bastante o número de acesso ao MEC e isso pode gerar um perigoso congestionamento para obter as informações.

Outra dica é, dentro do possível, que o candidato aproveite ainda esta sexta-feira para simular, por assim dizer, a ida ao local da prova. Ou seja, deve levantar no horário que lhe possibilite acesso ao transporte em tempo hábil e fazer o trajeto até o local. O mesmo deve ocorrer para quem vai de carro, considerando a possibilidade, óbvia, de engarrafamentos nas adjacências dos locais do exame.

No primeiro dia, os candidatos terão 4h30 para as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo, com 5h30 de duração, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Importante lembrar, ainda, a óbvia proibição total do porte de celulares e que os candidatos só podem levar caneta esfereográfica com tinta da cor preta e fabricada em material transparente.

RESULTADO
Como de praxe, a divulgação dos resultados do Enem é feita entre os últimos dias de dezembro e primeiras semanas de janeiro. A consulta a esse resultado deve ser feita também exclusivamente pela internet e o candidato deve acessar a página principal do exame e, lá, dirigir-se ao Boletim de Desempenho Individual, onde estão as notas de cada prova e a nota da redação.

“Agora, a Inês é morta”, diz o dito popular
Ninguém vai aprender mais nada de significativo nessas 24 horas que antecedem às provas. Especialistas aproveitam para lembrar que, como diz o dito popular, “agora a Inês é morta”, ou seja, quem não aprendeu alguma coisa tem mais é que arriscar. Tampouco é conveniente para aqueles que ainda têm dúvidas tentar fazer revisões varando madrugada, pois isso só fará aumentar o estresse e o cansaço, prejudicando o desempenho na hora da prova.

Relaxar é a ordem. Porém, de forma comedida, sem, evidentemente, entregar-se a farras e noitada sob o pretexto de afastar o estresse.
E mais uma dica crucial: evitar buscar informações no Facebook ou outras redes sociais, onde podem haver muitas distorções e erros que podem induzir o candidato a atitudes errôneas.

Prefeitura prepara esquema de transporte?
A Prefeitura de Salvador preparou um esquema especial de transporte para os estudantes que vão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), neste final de semana. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai disponibilizar 785 coletivos extras no sábado (24) e domingo (25), sendo 315 no primeiro dia e 470 no segundo.

Esses veículos vão operar em 118 linhas distribuídas pela Orla, Miolo e Subúrbio da cidade. As provas começam às 12h (13h horário de Brasília) e a operação especial de transporte vai acontecer a partir das 8h, com encerramento às 16h. Os veículos adaptados com elevadores vão operar das 8h às 19h.
Além destes ônibus extras, a Semob terá o reforço de nove linhas reguladoras nas Estações da Lapa, Pirajá e Mussurunga. Esses veículos ficarão à disposição entre as 15h e 21h.
Cresce número de travestis e transexuais?
Um dado curioso e que reflete os novos tempos em que vivemos são essas informações da Agência Brasil: “O número de transexuais e travestis que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano quase triplicou em relação ao ano passado. Em 2015, 278 solicitaram o uso do nome social nos dias do exame, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em 2014 foram feitas 102 solicitações.”
O nome social passou a ser adotado oficialmente na aplicação do exame no ano passado, mas era preciso solicitar o uso por telefone. Neste ano, o pedido foi feito pela internet. Nos dias do exame, os transexuais deverão ser tratados pelo nome com o qual se identificam e não pelo nome que consta no documento de identidade. Além disso, usarão o banheiro do gênero com o qual se identificam.
“Eu acho que os números por si só já mostram que quando se instrumentaliza, quando se atende uma solicitação que a gente faz há tempo, isso repercute de alguma forma”, diz a vice-presidenta da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Keila Simpson. Segundo Keila, a segurança de que serão tratadas pelo nome social faz com que muitas pessoas se sintam mais tranquilas para se inscrever e fazer o Enem. 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp