Brasil

Bolsonaro dificilmente reverte derrota para ex-presidente Lula, avaliam autores de Livro histórico

CARTA CAPITAL

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) dificilmente terá condições de reverter sua derrota para o ex-presidente Lula (PT) na eleição de outubro. É no que apostam o cientista político Alberto Carlos Almeida e o politólogo e professor Tiago Garrido, autores do livro <span;>‘A mão e a luva – O que elege um presidente’<span;>, lançado nesta semana pela editora Record.

Na obra, os autores analisam como as pesquisas de opinião refletem o sentimento público antes do pleito e influenciam os resultados<span;>professor Tiago Garrido, autores do livro <span;>‘A mão e a luva – O que elege um presidente’<span;>, lançado nesta semana pela editora Record.

Segundo eles, a disputa presidencial deste ano, como outras, tem como principal característica o desejo do eleitorado por mudança.

“Quando a maioria quer mudança, a tendência é de vantagem sempre daquele que é mais conhecido e que não tenha uma rejeição alta”, diz Almeida a CartaCapital, em referência o favoritismo de Lula. Dada a situação econômica e fiscal do País, aposta ele, é improvável que Bolsonaro consiga melhorar a sua avaliação.

A mais recente pesquisa do Datafolha, divulgada na semana passada, indica uma vantagem de 21 pontos percentuais do petista sobre o atual presidente. Outro levantamento, do instituto Ipespe, põe o ex-capitão como o mais rejeitado entre os pré-candidatos — 59% declararam não votar ‘de jeito nenhum’ nele. Já Lula é rejeitado por 43%.

“Quando o Lula encerra o seu segundo mandato, tinha uma popularidade acima dos 80%. Quando se chega em 2018,  tinha mais de 60%”, lembra Garrido. “Houve uma redução, mas a imagem dele continua associada a temas importantes para o eleitor, como consumo, mobilidade social e melhora de vida. Aí está a resiliência do ex-presidente”.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp