Internacional

Covid-19: Governadores pedem ajuda humanitária da ONU para chegada de vacinas e insumos ao país

O Fórum Nacional de Governadores se reuniu nesta sexta-feira com a Secretária-Geral Adjunta da ONU, Amina J. Mohammed, diante do agravamento da pandemia no Brasil.

 

Em carta enviada à ONU e à Organização Mundial da Saúde (OMS), os gestores solicitaram ajuda para viabilização da compra de mais vacinas com o intuito de acelerar o processo de imunização e deter a disseminação do coronavírus; o apoio para a importação das doses oriundas do consórcio global Covax Facility; e a mediação de negociações entre o Brasil e a China com o propósito de que seja antecipada a entrega suplementar do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) ainda em abril.

 

Também foi pleiteada a intermediação dos órgãos junto aos Estados Unidos visando à aquisição ou empréstimo condicionado a posterior devolução do imunizante da AstraZeneca/EUA para o Brasil; bem como a assistência para a obtenção de insumos hospitalares, a exemplo de oxigênio e medicamentos que compõem o “kit intubação”.

 

“Um pedido para que possamos ter um apoio por parte da ONU nos insumos. Temos 11 estados com pacientes internados e faltam analgésicos, sedativos, em alguns lugares oxigênio”, disse o presidente do Fórum, Wellington Dias durante a reunião.

 

A secretária-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Amina Mohammed, enalteceu o engajamento dos governadores e a adoção das medidas corretas para evitar a transmissão da doença e se prontificou a ajudar o Brasil nos pleitos encaminhados pelo Fórum. “Nós entendemos a necessidade dos insumos para a produção das vacinas e asseguro o meu compromisso no sentido de reforçar os esforços para o recebimento de insumos e também para os equipamentos médicos. Nós vamos fazer de tudo para ajudar o Brasil no enfrentamento da pandemia”, garantiu.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp