As comemorações do 193º aniversário da Independência do Brasil na Bahia, no dia Dois de julho, neste sábado, têm variada agenda cultural em Salvador.
Além de preservar a história da maior data cívica do estado, quase bicentenária, possui programação repleta de atrações para agradar adultos e crianças.
A festa, que esse ano tem como tema "Caboclos – símbolo da liberdade", começa nessa sexta-feira (01/7) e só terminará no domingo (3/7), com a realização do tradicional Baile da Independência, sob o comando dos maestros Fred Dantas e Paulo Primo com suas respectivas orquestras.
Programação prévia – Nessa sexta-feira (01/7), a partir das 9h, será realizado o “Te Deum”, na Igreja de São Pedro dos Clérigos, localizada no Terreiro de Jesus, que este ano homenageará o professor e historiador Luís Henrique Dias Tavares, autor, entre outros livros, de “A Independência do Brasil na Bahia”, principal publicação sobre os acontecimentos que culminaram na vitória das forças brasileiras sobre o exército português.
No mesmo dia, às 11h, a Câmara Municipal homenageia os heróis da Independência no Salão Nobre. No período da tarde, às 16h, está prevista a chegada do fogo simbólico no Largo de Pirajá, com acendimento da pira e hasteamento das bandeiras.
No sábado (02), às 6h, o dia começa com a queima de fogos no Largo da Lapinha. Às 8h, será iniciada a organização do cortejo cívico, antecedendo o hasteamento da bandeira do Brasil (pelo governador Rui Costa), da Bahia (pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo), de Salvador (pelo prefeito ACM Neto) e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB-BA) (por Eduardo Moraes de Castro, presidente da entidade).
Logo depois, serão colocadas flores no túmulo do General Labatut pelas autoridades, seguida pela entrega dos carros emblemáticos do Caboclo e da Cabocla pelo IGHB-BA ao prefeito ACM Neto, finalizando com a execução do Hino ao 2 de Julhopela Marinha do Brasil.
Cortejo – O cortejo cívico está com saída programada para 9h30, com homenagem aos heróis da Independência e breves paradas ao longo do cortejo para homenagens.
Às 11h30, os carros do Caboclo e da Cabocla serão recolhidos à Praça Thomé de Souza, onde ficarão até as 15h, quando tem início a segunda parte do cortejo, com previsão de chegada às 17h no Campo Grande. Antes, às 14h30, será realizada a cerimônia cívica do 2º Distrito Naval.
No Campo Grande, as bandeiras oficiais do Brasil, da Bahia e de Salvador serão hasteadas respectivamente pelo governador da Bahia, Rui Costa, pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, e pelo prefeito ACM Neto.
O hasteamento será acompanhado da execução do Hino Nacional pelas bandas de música da Marinha, Exército, Aeronáutica e Polícia Militar. Após o hasteamento das bandeiras e execução do hino, as autoridades colocarão coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho, em companhia do presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Paulo Câmara, e de comandantes militares.
A cerimônia será finalizada com a execução do Hino ao 2 de Julho pela Banda de Música da Polícia Militar da Bahia, do acendimento da Pira do Fogo Simbólico pelo professor Hélio Carneiro de Campos e a execução do Hino Nacional pelas bandas de música da Marinha, Exército, Aeronáutica e Polícia Militar.
Programação cultural – Sábado (02), após o desfile, será realizado o tradicional Encontro de Filarmônicas, em sua 25ª edição, com o Maestro Fred Dantas. Domingo (03), das 16h às 18h, a criançada tem programação especial com o Grupo ViaPalco e o espetáculo “Um Dia de Palhaçada”.
A partir das 18h, começa o Baile da Independência – com a Orquestra do Maestro Fred Dantas e participação da Orquestra Paulo Primo, até as 21h30. Só na terça-feira (05), às 17h, acontece a volta dos Carros Emblemáticos, com a Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô, Fanfarras e Grupos Culturais.
Tribuna da Bahia
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.