Nordeste

Maranhão, Paraíba e Piauí atingem meta de conformidade às práticas de segurança do paciente, segundo Anvisa

Maranhão, Paraíba e Piauí foram os Estados do Nordeste que atingiram ou ultrapassaram a meta do Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. Foi divulgada nesta quarta-feira, pela Anvisa, a Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente.

 

Maranhão e Paraíba atingiram 100%, enquanto o Piauí atingiu 95%.

 

A Anvisa divulgou um relatório no qual apontou os critérios de segurança do paciente avaliados e a lista por estado dos serviços de saúde com alta conformidade. Entre os critérios analisados estão a instituição de um plano de segurança do paciente com protocolos de prevenção de infecções, de cirurgia segura e segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos.

 

Os serviços de saúde que atingiram 100% de conformidade aos indicadores de práticas de segurança receberão declaração da Agência reconhecendo o pleno desempenho alcançado na avaliação.

 

A metodologia é de autoavaliação das práticas de segurança do paciente em serviços de saúde em hospitais com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O processo leva em consideração as metas do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente. Após responder a um questionário, os hospitais têm os dados analisados e confirmados por meio de documentação.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp