Brasil

Marcos Formiga lembra aniversário de Celso Furtado, Paraiba e João Pessoa

O professor universitário, economista e pós graduado em temas ligados à economia e desenvolvimento Marcos Formiga escreveu sobre a data de 26 de julho lembrando  Aniversário de Celso Furtado e Dia da Paraiba e de João Pessoa.

“Na capital paraibana em agosto de 1991, ao encerrar o seminário ” Teoria e Política no Penamento de Celso Furtado”, de forma sucinta e marcante, o homenageado proferiu breve mensagem sob o titulo ” Era da Esperança”, diz ele para acrescentar:

….”É reconfortante ver que a Universidade brasileira continua viva, continua desempenhando a sua missão mais nobre que é exercitar a imaginação e aceitar os desafios da história nos momentos de crise…Prevaleceu a preocupação com o Brasil, com base em análises objetivas, às vezes implacáveis, de um passado recente. Mas, acima de tudo, pairou a confiança de que saberemos enfrentar as dificuldades com fé no futuro do país. Prevaleceram o entusiasmo, a motivação que me fizeram reviver os anos passados, em que este país era movido por grandes esperanças. Ouvimos também palavras duras, referentes à cruel realidade atual.

 

Mas, acrescentou, impos-se a
confiança de não esmorecemos nessa luta pela construção de um país do qual possamos nos orgulhar.

 

O que interessa não é registrar as baixas, as dificuldades, é descobrir as linhas de convergência de pensamento, particularmente esse desejo tão grande de achar a saída para o Nordeste. Falamos do Nordeste especificamente, e também da Amazônia, mas a preocupação essencial foi com o Brasil.

 

Sabemos todos, que, se não encontrarmos solução para os problemas brasileiros, o Nordeste será o mais sacrificado….
Estamos unidos em torno da ideia de construir uma sociedade em que prevaleça a justiça social, a solidariedade e a liberdade. E tudo isso só se torna possível se contarmos com a participacao entusiasta da juventude.”

Como sempre, Celso continua vivo e atual!

Neste dia histórico, saudações furtadianas de

Marcos Formiga.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp