PERNAMBUCO

Óleo atinge a Praia dos Carneiros, em Tamandaré

Manchas de óleo foram registradas na Praia dos Carneiros, em Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco, uma das mais procuradas pelos turistas (veja vídeo acima). As manchas voltaram a surgir no estado na quinta (17), em São José da Coroa Grande. Peritos da Polícia Federal foram à cidade recolher amostras do material que chegou à praia.

Por volta das 11h30, a Prefeitura de Tamandaré confirmou que os arrecifes foram atingidos pelo óleo. Segundo o biólogo marinho Clemente Coelho Junior, que também é professor da Universidade de Pernambuco (UPE), a limpeza do arrecife é “praticamente impossível” porque ele é poroso e absorve a substância.

“É praticamente impossível [fazer a limpeza do arrecife], uma vez impregnado, o óleo gruda e não tem como tirar. Você limpa a areia, mas mangue e arrecife, praticamente, não tem como retirar. Você cria várias áreas mortas”, afirmou o biólogo.
O dano na barreira próxima a Carneiros foi em uma área reduzida, mas não se sabe a dimensão do desastre ambiental na região, segundo o pesquisador. “Atingiu uma pequena parte dos arrecifes, mas não se tem uma vistoria em outros bancos de arrecifes, apenas nesse que está colado à Praia de Carneiros”, declarou.

A recuperação da área atingida pelo óleo vai levar décadas, afirmou ainda. “Eu diria que é maior tragédia ambiental do litoral brasileiro.Temos que prestar atenção ao que vem acontecendo. A gente está correndo o tempo todo atrás desse óleo”, disse, cobrando a identificação do ponto de origem do problema.

O capitão da Marinha Gilson Cunha, que faz parte da equipe que saiu do Rio Grande do Norte para auxiliar os trabalhos em Pernambuco, apontou que o clima ajudou no avanço do óleo pelo litoral pernambucano. “A força do vento aumentou e isso facilitou a chegada de novas camadas de óleo, atingindo Carneiros”, disse.

Voluntários se mobilizaram para auxiliar na ação de limpeza da Praia dos Carneiros, atingida principalmente na altura do restaurante Bora-Bora. A prefeitura da cidade vinha monitorando a área desde setembro e, com a chegada do óleo, deslocou as equipes para atuar na limpeza. O trabalho de retirada do óleo é feito manualmente.

O secretário de Meio Ambiente de Tamandaré, Manoel Pedrosa, afirmou que vai fazer uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para verificar o impacto ambiental da nova mancha de óleo no município.

“Aqui em Tamandaré, a gente tem o maior experimento de recuperação ‘recifal’ e esse experimento fica em risco. Estamos há 20 anos trabalhando para conservação dos recifes de corais para produção de peixes e lagosta”, disse.

O secretário de Meio Ambiente do estado, José Bertotti, apontou que o óleo chegou a Tamandaré em menor quantidade que o registrado em São José da Coroa Grande.

“Fragmentos de mancha chegaram agora [sexta, 18] pela manhã na Praia dos Carneiros. Não são manchas extensas como registramos em São José da Coroa Grande. Elas chegaram fragmentadas e pela maré. Ali existe uma grande Área de Proteção Ambiental, e estamos fazendo esse trabalho de contenção”, afirmou Bertotti.

Por volta das 12h30, dois peritos da Polícia Federal chegaram a Carneiros para recolher amostras do óleo que chegou à praia nesta sexta para análise. Um inquérito federal investiga a origem das manchas, que atingem todo o Nordeste.


Por G1/PE


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp