RIO GRANDE DO NORTE

Semana da Água 2024 conta com mais de 50 atividades

Com o tema, “A água nos une, o clima nos move”, o Governo do Estado abriu nesta segunda-feira (18), no auditório do IDEMA, a Semana Estadual da Água de 2024, que ocorre até 23 de março, abordando temas como conscientização, educação e sustentabilidade sobre a utilização dos recursos hídricos para a sociedade potiguar.

 

Com mais de 50 atividades programadas no Rio Grande do Norte, durante a abertura, a governadora Fátima Bezerra assinalou o esforço e a prioridade da administração estadual em ampliar o acesso à água.

 

“Somente a CAERN está investindo R$1,6 bilhão. São varias cidades em que estamos ampliando o abastecimento d´água como Mossoró, que irá ganhar sua adutora, além de um sistema de perfuração de poços. Desde que assumimos a questão da água é levada a sério, bem como nosso esforço e compromisso que o uso da água”, ressaltando ainda a parceria firmada com o Governo Federal como o Complexo Oiticica, Projeto Seridó e Transposição do Rio São Francisco na Região Oeste.

 

Fátima Bezerra ressaltou ainda os importantes objetivos pretendidos da Semana Estadual da Água, principalmente pelas mudanças observadas no clima do planeta. “É importante que se discuta o uso da água, e aí eu ressalto o Prêmio de Inovação Águas Potiguares, que promove a segurança hídrica, a gestão e a sustentabilidade da água para as novas gerações”, frisou.

 

Atividades nas bacias hidrográficas

 

Juntamente com o Comitê de Bacias Hidrográficas do RN, o IGARN realizará atividades na Semana Estadual da Água de 2024 nas cinco bacias hidrográficas do RN: Apodi-Mossoró, Piancó-Piranhas-Açu, Pitimbu, Ceará-Mirim e Potengi.

 

Serão realizadas atividades e ações em 14 municípios: Natal, Extremoz, Mossoró, Assu, Caicó, Currais Novos, Jucurutu, Apodi, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, São José do Mipibu, João Câmara e Tibau.

 

Estão programadas também, mesas redondas, oficinas, palestras, atividades esportivas e de lazer, exibição de documentários e plantio de mudas nos diferentes municípios do estado, através de órgãos estaduais como o IGARN, SEMARH, CAERN, IDEMA cujas programações podem ser acessadas nos portais e redes sociais dos órgãos.

 

“Estamos tratando de um tema que também tem a ver com as mudanças climáticas que estão ocorrendo no país. É propósito do Governo do Estado, universidades, Sebrae, contribuírem para que tenhamos uma semana expressiva, com bastante atividades que possam envolver a sociedade para essa temática que hoje é fundamental para o mundo, salientou o diretor-presidente do IGARN. Paulo Sidney.

 

Fonte : ASSECOM RN

 

 

 

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp