BRASIL

TCU rejeita pedido de suspeição de relator e contas de Dilma serão julgadas

O ministro Aroldo Cedraz, presidente do Tribunal de Contas da União, disse que a sessão extraordinária foi convocada para analisar as contas públicas referentes ao exercício de 2014. Cedraz afirmou que o ministro Raimundo Carreiro teria a palavra sobre o pedido de imparcialidade do relator, o ministro Augusto Nardes, feito pelo governo. Carreiro falou de representação feita por Dilma alegando que Augusto Nardes, relator do processo sobre as contas públicas, foi imparcial e adiantou sua opinião sobre o caso, antecipando o seu voto. "A representante [Dilma Rousseff] apresenta trechos de matérias jornalísticas que mostra a imparcialidade de Nardes", afirma o ministro Carreiro.

Carreiro disse ainda que as decisões dos ministros estão baseadas nos trabalhos dos auditores, para evidenciar que os indícios de irregularidades nas contas dizem respeito a "fatos que foram detidamente analisados" por profissionais, por relatores e pelos demais ministros. Carreiro colocou que o TCU admitia a possibilidade de as contas públicas serem rejeitas, já que foram pedidas explicações ao governo. Por fim, o ministro disse que Augusto Nardes não disse à imprensa nada que não sejam fatos conhecidos pelo TCU. "Nada, absolutamente nada nas declarações que afigure juízo de valor." Carreiro nega que Nardes tenha recebido um grupo pró-impeachment em seu gabinete, mas lembra que os ministros ouvem muitas pessoas, de diferentes filiações e também do governo.

Raimundo Carreiro declarou ser improcedente o pedido do governo para afastar o relator da condução do processo. Para Carreiro, as declarações de Nardes se referiam ao conteúdo de relatórios do tribunal já concluídos, e não à decisão final da corte, informa a repórter Débora Cruz. O ministro rejeitou o argumento de suspeição contra o ministro Augusto Nardes e pediu o arquivamento do processo que pede o afastamento de Augusto Nardes do julgamento das contas de Dilma.
Todos os ministros votaram pela manutenção do ministro Augusto Nardes no processo. O resultado é declarado pelo presidente do TCU. 
 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp