Nordeste

Wellington Dias libera linhas de créditos para as mulheres

O governador Wellington Dias participou, na manhã desta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, de programação especial realizada pela Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM-PI). Na ocasião, o chefe do executivo realizou a assinatura de quatro contratos de Linha de Crédito para Mulheres, por meio do Fomento Mulher. O governador anunciou ainda processo seletivo da SeadPrev para contratação de profissionais nas áreas de Psicologia e Assistência Social que devem contemplar órgãos voltados para o atendimento da mulher piauiense.

 

O Fomento Mulher é um programa dedicado a todas as mulheres empreendedoras do Estado. Lançado em 2021 para marcar o Dia Internacional das Mulheres, o programa é uma das principais linhas de crédito da agência de Fomento do Piauí. O objetivo é conceder microcrédito para incentivar e apoiar empreendedoras informais e donas de micro e pequenos negócios. Durante a solenidade assinaram os contratos: Bruna Kalene de Araújo, Francinete de Jesus Sousa, Letícia Soares Carvalho e Maria Soares do Nascimento.

 

O processo seletivo anunciado tem por objetivo abrir vagas para psicólogos e assistentes sociais para a Delegacia de Feminicídio, Central de Gênero, Delegacias Especializadas da Mulher, Centro de Referência Francisca Trindade, Casa Abrigo Mulher Viva, Coordenadoria da Mulher. Esses profissionais possibilitarão um atendimento mais humanizado às mulheres em situação de violência.

 

“Hoje é um dia de luta e temos como resultado o que estamos recebendo aqui ao lado do governador Wellington Dias. Assinamos contratos que beneficiam mulheres e comemoramos o processo seletivo para contratação de profissionais para fazer parte das nossas equipes de apoio à mulher e seu acolhimento. Fora isso, a nossa coordenadoria tem desenvolvido várias ações, em todo o Estado, de autonomia econômica e financeira das mulheres, além da ‘Campanha Março Mulher – Ei mermã você não está sozinha!’, em parceria com órgãos municipais e judiciários”, destacou a coordenadora das Mulheres, Zenaide Lustosa.

 

“A história de vida das mulheres com quem cresci foi muito difícil. Quando olhamos várias gerações, avançamos, mesmo que a passos lentos. E aqui, hoje, para mim é uma alegria, já são 800 mulheres empreendedoras na área do microcrédito, muitas outras com empresas maiores no Estado atendidas pela Agência de Fomento. São muitos trabalhos ordenados para fazer diferença na vida da mulher piauiense que contarão sempre com meu apoio”, garantiu o governador.

 

No Dia Internacional da Mulher, a vice-governador Regina Sousa desejou força para todas as mulheres e “que todas estejam dispostas a continuar lutando, porque ainda há muito o que fazer contra a violência, pelo empoderamento e contra a discriminação”, disse.

 

Coordenadoria das Mulheres

 

As ações em alusão ao Dia da Mulher serão realizadas até 31 de março, com capacitação de mulheres por intermédio do projeto “Ei Mermã, Elas Empreendem”, que vai ofertar cursos do Qualifica Mulher, blitz-Ônibus Lilás: Ei Mermã, em todo canto, ação de doação de sangue na Capital, oficinas de valorização da mulher negra e o Cine Mulher. A Coordenadoria das Mulheres para disponibilizar estas ações conta com a parceria do Hemopi, Fundação Wall Ferraz, Secretaria Estadual da Agricultura Familiar, Secretaria Estadual da Saúde, Companhia Metropolitana e movimentos sociais.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp