Bahia

Festival de Rua Online promove em Salvador apresentações de artistas de diversos estados; veja como assistir

Evento será realizado em Salvador, de 11 a 13 de junho de 2021, das 17h às 21h, sem presença do público no local.

 

A 16ª edição do Festival de Rua Online, que promove apresentações de artistas de diversos estados brasileiros, será realizado de 11 a 13 de junho de 2021, das 17h às 21h, totalmente ao vivo e gratuito. O evento será transmitido pelo canal do Festival de Rua, no Youtube.

 

Este ano as apresentações acontecerão no Mercado Iaô, bairro da Ribeira, onde serão montados nove pontos de apresentação.

 

O evento não terá a presença do público no local, que assistirá ás apresentações pela internet.

 

Nesta edição, serão 22 atrações, com 10 grupos se apresentando por dia, com duas a três intervenções cada um.

 

Em substituição às oficinas, o festival será aberto com a live “O Movimento e a Palavra”, no dia 11, às 16h, com a dançarina, atriz, coreógrafa e diretora teatral Clarisse Abujamra e a bailarina com formação em flamenco no Brasil e na Espanha, Ale Kalaf. Essa live tem como objetivo contribuir para a formação de novos bailarinos e para despertar o interesse do público “leigo”, mas que aprecia a dança. A live será mediada pela jornalista e apresentadora Doris Pinheiro.

 

Conheça os artistas que participarão do Festival de Rua Online

  • Ale Kalaf – Dança Flamenco – Brasil/SP
    O flamenco reverbera e dá corpo às emoções. O corpo flamenco é barroco, sombrio, mutável, paradoxal, sensível ao jogo entre contenção e excesso, assertividade e mistério, luz e sombra. Ale Kalaf é flamenco.

 

  • Amaurí Alves – Caricaturas – Brasil/BA
    Caricaturista há mais de 10 anos, Amauri consegue revelar as personalidades das pessoas nos seus retratos, sempre de maneira cômica e simpática.

 

  • Circo Pirata – Acrobacia – Brasil/SC
    A companhia Circo Pirata Show é a realização de um sonho comum: unir o Teatro de Rua, a estética da Pirataria e o Circo em uma só pesquisa, possuindo a comicidade como costura destes três eixos principais.

 

  • Clarisse Abujamra – Poemas – Brasil/SP
    Clarisse Abujamra não precisa de introdução. “Nosso encontro será para lembrar que o Brasil é poesia do oiapoque ao chuí. Poetas reconhecidos, outros tão escondidos, outros ainda tão jovens … Poesia na veia!”

 

  • Duo Armorial – Música – Brasil/BA
    Julio Caldas e Daniel Neto revisitam temas do Quinteto Armorial e fazem adaptações de músicas de pífanos, apresentando obras de compositores que refletem sobre o Nordeste, como o maestro pernambucano Duda, Luiz Gonzaga e Dominguinhos, além de executar composições de Vinícius de Moraes e músicas autorais. Tudo isso usando a sanfona e a viola.

 

  • DuOrigem – Música – Brasil, BA
    Essa performance que une instrumentos acústicos como o contrabaixo, vibrafone e escaleta, ao pedal de looping, baixo elétrico e violão elétrico, transita entre as experiências instrumentais diversas dos irmãos Ângelo e Gilberto Santiago, associando suas características instrumentais, ao canto e a composição autoral. Em alguns momentos, Ângelo e Gilberto contarão com a participação especial da sua irmã Mariella Santiago.

 

  • Emerson Noise – Malabares – Brasil/SP
    Emerson é artista profissional, ingressou no mundo do circo em 2004. Sua formação é influenciada por projetos de arte de rua que marcam sua trajetória e estética, como a confecção e oficina de construção de equipamentos de malabares com materiais recicláveis.

 

  • Faustina Pineyrua e Ailson Gonsalves – Dança – Uruguay e Brasil
    A apresentação traz dois ritmos de salão dançados no mundo todo: o tango e a salsa. O primeiro proveniente do Rio de la Plata, o segundo, do Caribe, porém ambos os ritmos surgidos da mistura cultural destas regiões: do espanhol, do indígeno nativo e do africano.

 

  • Felipe Guedes e Mário Soares – Música, violão e violino – Brasil
    Mário Soares e Felipe Guedes realizam um trabalho de interpretação de clássicos do choro, forró, mpb e jazz, entre outros gêneros. Com a música instrumental eles conduzem o público para uma viagem no mundo dos ritmos, timbres e sonoridades convidando-o para viver as mais variadas ambientações que o violino e o violão/guitarra podem proporcionar.

 

  • Gilberto Santiago – Música – Brasil/BA
    Além de tocar no DuOrigem, junto com o irmão Ângelo, Gilberto Santiago vai apresentar seu show de solista, tocando vibrafone e vários instrumentos, com a ajuda de uma loop station.

 

  • Grupo Barlavento – Música – Brasil/BA
    O único grupo a ter participado de todas as edições do Festival desde 2002, a banda liderada por Davizinho de Mutá e Hamilton Reis traz o Samba de Roda, sempre com alegria e simpatia, e consegue envolver o público de todas as idades. Onde o Grupo Barlavento vai, a festa é garantida!

 

  • Horácio Storani, O Incrível Homem Bola – Espetáculo Cômico – Brasil/RJ
    Cativando o público nas ruas do mundo há cerca de sete anos, em um varietê de um só artista, o Homem Bola se desdobra na excentricidade de um jogo entre um balão de proporções fora do comum e a comédia entranhada em seu corpo. Em um lugar de entrega sincera, juntos, artista e público são transportados para um surreal universo de riso e poesia.

 

  • Jana Serrat – Acrobacia – Brasil/BA
    Jana Serrat, com suas intervenções aéreas, participará com número de ‘Lira’, numa mescla entre o tradicional e o contemporâneo, e trará também o número de ‘Dança Vertical’, com a participação de Luana Serrat, em uma homenagem nas alturas ao saudoso artista e diretor circense Anselmo Serrat.

 

  • Marcelo Praddo – Ator e Apresentador – Brasil/BA
    Um dos mais atuantes das artes cênicas baianas, Praddo é Bacharel em Interpretação Teatral, pela UFBA, com mais de 30 anos de carreira. Atua também como diretor e produtor cultural, além de escrever roteiros para vídeo e publicidade e atuar como apresentador.

 

  • Mariella Santiago – Música – Brasil/BA
    Uma das cantoras de jazz e música progressiva mais conhecidas na Bahia, Mariella Santiago participou da primeira edição do Festival, em 2002, impressionando o público com a sua técnica e musicalidade. Este ano, ela se apresenta, em formação de duo com seu irmão Gilberto na percussão, e fazendo participações especiais em algumas apresentações do DuOrigem.

 

  • Maurício Oliveira – Ator e Apresentador – Brasil/BA
    Maurício Oliveira, O Grande Mago Mustafá, volta ao Festival casa onde cresceu. Cheio de si, cativante e sensual, apesar da sua roupa apertada… Com música, dança e bom humor vamos embarcar no mundo mágico da magia. Com vocês o único, internacional e inigualável Mustafá!

 

  • Ninha Almeida – Acrobacia – Brasil/BA
    Ninha Almeida, performer circense, é formada pela Escola de Circo do Capão, especializada em equilíbrio em arame. Atualmente ela apresenta o seu solo de circo/teatro ‘O Salto’, além de trabalhar com jovens e adultos em oficinas e espetáculos na Chapada Diamantina.

 

  • Nova10ordem – Grafiti – Brasil/BA
    Os membros do grupo de grafiteiros nova10ordem são veteranos do Festival de Rua. Com raízes na Ribeira onde o Festival acontece há anos, as obras do grupo refletem a estética orgânica inspirada por frutas, legumes e vegetais, o empoderamento das mulheres, e a luta para um mundo mais equilibrado e cheio de amor.

 

  • Odilon Camargo – Teatro de Poesia – Brasil/SP
    O ator Odilon Camargo assume o papel do grande poeta português. Fernando Pessoa distribui cartas de baralho para as pessoas. Nelas estão colocados textos que vão propiciar a interatividade ator/público. Uma conga (atabaque) é utilizada pelo ator, dando ritmo e identidade cultural à performance. É um Fernando Pessoa que canta, brinca, improvisa ritmos com a gaita de boca e estimula a participação da plateia, através das cartas de baralho.

 

  • Orquestra de Berimbaus Afinados Dainho Xequeré OBADX – Música, Berimbau – Brasil/BA
    Dainho Xequeré estudou a técnica do berimbau afinado com Ramiro Musotto, o grande inovador musical e um dos iniciadores da Axé Music, quem também participou do Festival de Rua. Variando da mpb á músicas autorais e tradicionais, os shows da OBADX são experiências profundamente baianas.

 

  • Pauline Zoe e Mário Soares – Acrobacia, Roda Cyr e Violino – Bélgica e Brasil
    Na performance de Pauline o controle perfeito do movimento da dançarina desafia a lei da física e dissolve todo senso de gravidade. A rotação hipnotizante da roda transporta os espectadores para um universo poético onde a elegância e a força fazem parte da mesma dança, que vem acompanhada pelo violonista baiano Mário Soares, membro da OSBA e OSUFBA.

 

  • Teatro de Animação Lambe Lambe – Teatro Lambe Lambe – Brasil/BA
    A mostra de Teatro Lambe Lambe é uma intervenção artística com apresentação de caixas teatrais, pequenos espaços onde acontecem cenas curtas de dois a três minutos com teatro de animação. Com a participação na 16ª edição do Festival de Rua a Liga de Teatro de Animação pretende difundir ainda mais essa forma de arte, nascida na cidade de Salvador há 30 anos atrás.

 

SERVIÇO

Festival de Rua Online
Data: 11, 12 e 13 de junho,
Horário: das 17h às 21h
Totalmente ao vivo e gratuito, sem a participação de público, pelo canal do Festival de Rua, no Youtube

 

 

G1BA


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp