Nordeste

Mais de 7.200 novos negócios foram abertos no Maranhão mesmo com a pandemia, diz Boletim Empresarial

26/07/2020


O Maranhão alcançou a marca de 270.056 empresas ativas, o que corresponde a um crescimento de 115% em relação a 2014, quando o Estado possuía pouco mais de 125 mil empresas registradas. Além disso, apesar da pandemia do novo coronavírus, 7.224 novos negócios foram abertos no Estado durante o período de isolamento, compreendido entre abril e junho de 2020.

Os números que apontam a forte dinâmica empreendedora do Maranhão nos últimos anos, foram apresentados na primeira edição do Boletim Empresarial, relatório elaborado pela Junta Comercial do Maranhão (Jucema), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), que lista os principais indicadores da atividade empresarial no Estado.

O levantamento inclui, por exemplo, dados municipais e setoriais de aberturas de empresas, bem como o panorama de empregos, com base nos índices do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.

De acordo com o Boletim, o Maranhão registrou balanço positivo na abertura de empresas entre janeiro e junho de 2020, com um total de 17.607 empresas abertas durante um primeiro semestre marcado pelas restrições impostas pela crise epidemiológica. O número representa retração de apenas 1,4% em relação ao mesmo período de 2019.

Dados detalhados e transparência

De forma detalhada e explicativa, o relatório também revela que o setor de serviços foi essencial para amenizar os impactos do surto de Covid-19, com destaque para as contratações no setor da saúde e a continuidades de obras públicas do Governo do Estado. Só para se ter uma ideia, foram mais de 1.830 novos postos de trabalho gerados apenas em atividades de apoio à gestão de saúde.

Para o presidente da Jucema, Sérgio Sombra, o Boletim Empresarial é essencial para a classe empresarial, já que aponta informações importantes que podem ajudar o setor produtivo a “tomar decisões de forma mais assertiva”.

“O Boletim Empresarial é uma compilação, com dados atualizados, que apresenta estatísticas, todas comentadas, que possibilitam aos leitores mais recursos para avaliar e interpretar os números apresentados. Diante o momento de adversidade econômica, o relatório se constitui como mais um instrumento que pode ajudar na implantação de novas empresas no Estado, geradoras de emprego e renda, tão necessários nesse momento de dificuldade econômica que o país atravessa”, avalia Sérgio Sombra.

A previsão da Jucema é que este tipo de Boletim seja publicado a cada três meses, reforçando o compromisso do Executivo Estadual com a transparência.

Na primeira edição o Boletim Empresarial, os leitores podem ter acesso aos números de abertura mensal de empregos por municípios e por bairros de São Luís. O relatório também traça um perfil empresarial dos municípios e da capital maranhense por setor, bem como os índices de fechamento de empresas.

O Boletim Empresarial de junho de 2020, como panorama completo do setor empreendedor do Maranhão está disponível no site www.portal.jucema.ma.gov.br.

Anexos


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.