Brasil

Show de abertura do Carnaval do Recife tem críticas a Bolsonaro e exaltação a jornalistas

23/02/2020


Do palco montado no Marco Zero, no Bairro do Recife, Antonio Nóbrega, responsável pelo espetáculo de abertura do Carnaval 2020 da cidade, nesta sexta-feira (21), disparou críticas ao governo federal. Citando trechos do artigo “Apatifam-nos”, escrito por Luis Fernando Verissimo em fevereiro deste ano, o multiartista afirmou que há uma guerra aberta contra a cultura no Brasil. A apresentação foi dedicada aos artistas e jornalistas brasileiros.

Na abertura do Carnaval no Recife, Antonio Nóbrega canta música em homenagem a Marielle Franco

“Eu levo uma grande lição desse trabalho, a criatividade do povo brasileiro. Historicamente, o artista brasileiro sempre teve de enfrentar enormes dificuldades para vencer os desafios que lhe são impostos, e a situação que enfrentamos é a mais preocupante da nossa história. Há uma guerra aberta com a área de cultura e ameaça de um retrocesso obscurantista nas prioridades de um governo que ainda não aceitou sequer Copérnico. Para quem não sabe, foi ele quem descobriu há mais de 600 anos que havia movimento de rotação e translação. Se não chegou a Copérnico, muito mal chegou a Darwin”, afirmou.

O show de abertura da festa, que passeou do lírico ao político, foi dedicado aos artistas e jornalistas brasileiros. Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) envolveu-se em uma polêmica ao ofender uma repórter do jornal Folha de S.Paulo.

“Aumentam cortes em gastos sociais, além de cortes em direitos históricos dos trabalhadores. Aumenta a defloração da Amazônia e aumentam as ameaças à imprensa. Por isso, meus amigos, esse espetáculo é dedicado ao povo brasileiro, mas, sobretudo, ao artista e ao jornalista brasileiro”, finalizou antes de começar a cantar a canção “Quem mandou matar Marielle?”, em homenagem a vereadora assassinada no Rio de Janeiro, em março de 2018.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.