Política

Walter Santos analisa sucessão em Recife com rejeição de governos reabilitando o PT de Marília Arraes

23/07/2020


Em Recife, PT retoma referência com Marília Arraes diante do bolsonarismo e bases de centro-direita em queda; reprovação dos Governos influencia

A capital de Pernambuco começa a conviver com o processo eleitoral de 2020 projetando cenário em que a avaliação de agora resulta de um contexto em que sinaliza forte queda dos governos do PSB, tanto no Estado, quanto na Prefeitura, da mesma forma no caso do bolsonarismo e das lideranças de centro-direita em Recife.

Esta é a síntese da pesquisa apresentada pelo Blog de Magno Martins, ainda repercutindo com os números que apontam a reabilitação do PT com a deputada federal Marília Arraes, a mais forte liderança petista da atualidade, sobretudo depois que o ex-prefeito João Paulo deixou a legenda.

Há que registrar o fato dela ser liderança emergente com mérito próprio, agora endossada pela cúpula nacional do PT, que a tirou de campo na disputa de governo em 2018 para apoiar Paulo Câmara e Humberto Costa no Senado.

NÚMEROS CONSOLIDADOS

De acordo com a pesquisa do Blog de Magno Martins, Marília Arraes aparece com 21% das intenções de voto. Em segundo lugar, empatados, surgem Patricia Domingos, do Podemos, e Mendonça Filho, do DEM, com 12%.

Na sequência, os deputados federais Daniel Coelho, do Cidadania, chega a pontuar 10% e João Campos, do PSB, 9%.

O que chama a atenção são os índices de reprovação do Governo Paulo Câmara com 55% e de Geraldo Júlio, na Prefeitura, alcançando 45%. Este é o componente a projetar a queda vertiginosa do legado de Eduardo Campos, sem levar em conta ainda o grave racha na família Campos.

Em síntese, o movimento de saturação das propostas de direita de Bolsonaro e Companhia abre espaços para a postura inovadora de uma ativista política com o carimbo das lutas de Arraes e do PT, que muito fizeram por Recife.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.