Governadores do NE cobram respeito e diálogo com a Presidência da República e defendem mobilização regional para evitar o coronavírus

Os governadores do Nordeste estiveram em nova reunião, nesta sexta-feira (27), por videoconferência, onde definiram novas medidas em relação ao combate à pandemia de coronavírus (COVID-19). Em carta aberta endereçada a sociedade, os representantes maiores de cada um dos nove estados nordestinos reafirmaram a intenção de continuar o período de isolamento social, como forma principal de evitar o crescimento da curva de disseminação da doença na região.

“Com bom senso e equilíbrio, vamos continuar orientados pela ciência e pela experiência mundial, para nortear todas as medidas, diariamente avaliadas, nesta guerra travada contra o Coronavírus. Reiteramos que parâmetros científicos indicam as ações preventivas e protetivas, de intensidade gradual e estágios progressivos ou regressivos, adequando-as sempre à realidade de cada região de nossos Estados”, ponderam os gestores regionais no documento.

Os governadores ainda defenderam a integração com as demais regiões, formando uma mobilizados pelo “objetivo de salvar vidas e amenizar os impactos negativos sobre a economia dos estados”.

Na carta aberta à população, os governadores também ressaltaram a “indignação com a postura do Governo Federal”, que, segundo eles, contraria a orientação de entidades de reconhecida respeitabilidade, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), que indicam o isolamento social como melhor forma de conter o avanço do Coronavírus.

“[O governo federal promove campanha de comunicação no sentido contrário, estimulando, inclusive, carreatas por todo o país contra a quarentena. Este tipo de iniciativa representa um verdadeiro atentado à vida; De nossa parte, exigimos respeito por parte da Presidência da República, esperando que cessem, imediatamente, as agressões contra os governadores, assumindo-se um posicionamento institucional, com seriedade, sobre medidas preventivas”, afirmam.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp