BAHIA

Bloco de carnaval desfila com foliões fantasiados pelo Centro Histórico de Salvador e gera aglomeração

Evento foi realizado na tarde de domingo (13), reunindo muitas pessoas usando fantasias, mas sem máscaras.

Um bloco de carnaval desfilou pelas ruas do Centro Histórico de Salvador na tarde de domingo (13) e gerou aglomeração em meio à pandemia. Os registros feitos no Pelourinho e no Carmo mostram centenas de pessoas juntas, sem respeitar distanciamento e vestindo fantasias, mas sem máscaras.

Nas redes sociais, o grupo está identificado como “Bloco da Praça”. Em anúncio feito em um site de venda de ingressos, organizadores pedem que os participantes estejam vacinados contra Covid-19, “fantasiades e despreocupades”. Foi cobrado o valor de R$ 25 para os interessados em participar da festa.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) informou que não recebeu denúncia a respeito e pede que a população repasse esse tipo de informação através do telefone 156. Além disso, acrescentou que a fiscalização vai ser reforçada na região.

A reportagem entrou também em contato com a Polícia Militar e aguarda retorno. As imagens mostram que o grupo chegou a passar ao lado de um posto da corporação.

De acordo com a prefeitura, Salvador tem, nesta segunda-feira, 66% de ocupação dos leitos exclusivos para tratamento da Covid-19.

Há 10 dias, o governo da Bahia prorrogou o decreto que reduz o público de eventos para 1.500 pessoas, como medida de prevenção ao coronavírus. A medida é válida até terça-feira (14).

A nova secretária de saúde do estado, Adélia Pinheiro, disse na manhã desta segunda, em entrevista ao Jornal da Manhã da TV Bahia, que “é necessário que se compreenda o valor da vida”, diante das imagens da festa no Centro Histórico.

“Não basta ter como temos hoje, um sistema de saúde que está preparado para receber casos de Covid. O que queremos é não receber casos, ou cercar os casos. E para isso, a participação da população é imprescindível. Para avançarmos, use máscaras, pratique distanciamento e busque a vacinação”.

 

Casos recentes

No último dia 2, outra festa com aglomeração foi o registrado no Centro Histórico de Salvador. Imagens divulgadas em redes sociais mostraram muitas pessoas seguindo uma espécie de bloco carnavalesco, com banda de sopro e percussão. A festa foi para celebrar o Dia de Iemanjá.

Nesse caso, a Sedur informou que houve fiscalização e que dispersou o grupo com apoio da Polícia Militar.

No mesmo dia, outra festa com aglomeração foi registrada na Praia de Tubarão, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. No entanto, de acordo com a Sedur, não houve denúncia dessa situação.

 

 

G1BA


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp