Ceará

Dia da Cultura é marcado por Ordem de Serviço para o Centro Cultural do Cariri

05/11/2020


Revista Nordeste

O governador do Ceará, Camilo Santana, assinou nesta quinta-feira (5), no Dia da Cultura, uma Ordem de Serviço do Centro Cultural do Cariri. Orçada em R$ 53.597.208,13, a obra teve seus primeiros investimentos ainda em 2018, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com a compra do imóvel do Hospital Manuel de Abreu no valor de R$ 4 milhões, que será requalificado para abrigar o novo Complexo Cultural da Região.

O compromisso é trazer novas potencialidades de investimento ao Crato e cidades vizinhas e impulsionar de forma dinâmica a produção cultural, o turismo e o lazer pelo interior do Ceará.

“Este será um grande equipamento com áreas de exposições, oficinas, teatro, museu, cinema e etc. Ele está localizado numa área enorme adquirida pelo Estado e fica logo na entrada do Crato, com uma arquitetura antiga, um patrimônio da região, cuja parte arquitetônica e histórica será preservada, e tem um projeto belíssimo. Hoje nós estamos aqui dando a ordem de serviço deste que será o maior equipamento cultural do interior do Ceará e, deste modo, vamos interiorizando cada vez mais os equipamentos culturais para outros municípios do estado. Fizemos aqui a Vila da Música, no Crato, equipamento cultural que recebe jovens que querem aprender a tocar os mais variados instrumentos musicais, nesta escola de formação belíssima, e outros dois equipamentos sendo um em Quixadá, e outro que inauguraremos logo mais em Quixeramobim. Este novo equipamento nos traz uma grande valorização da Cultura para a região de Crajubar (Crato, Juazeiro e Barbalha)”, ressaltou o governador Camilo Santana.

“O Centro Cultural do Cariri comporá a Rede de Equipamentos Culturais da Secult-CE e faz parte de uma meta da Lei 16.026/2016 do Plano Estadual de Cultura para implantação de centros culturais no interior do Estado, compromisso do governador Camilo Santana. O Centro Cultural do Cariri é também uma instituição que articula as políticas de acesso à cultura, de fomento à criação e circulação artística, de patrimônio cultural, de formação artístico-cultural e de produção do conhecimento”, explica Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Estado do Ceará.

Restauração

A obra do Centro Cultural do Cariri inclui reforma, restauração e requalificação do prédio do antigo Hospital Manuel de Abreu, para a implantação do Centro Cultural do Cariri no município do Crato. O equipamento será construído em área que no passado pertenceu a edificações de arquitetura marcante, como o Seminário da Sagrada Família, fundado em 1948, e posteriormente, o Hospital Regional Manuel de Abreu, que funcionou de 1973 até 2014, quando foi desativado. As estruturas existentes hoje no local serão parcialmente aproveitadas para receber o Centro Cultural do Cariri, compreendendo uma área construída total de 12 mil metros quadrados (m²).
O local que já abrigou o Seminário da Sagrada Família e o hospital, faz parte do Programa de Descentralização das ações e investimentos de Cultura no Ceará, que inclui entre outras iniciativas a construção de novos equipamentos integrando a rede de equipamentos de Cultura, localizados em diferentes municípios do Estado, como a Vila da Música, no Crato, a Casa Cego Aderaldo, em Quixadá, o Museu Sacro São José de Ribamar, em Aquiraz, e em breve a Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.