Arquivo Nordeste

Fórum dos Governadores encaminha ofício a Bolsonaro e pede ‘dialogo diplomático’ com países produtores de insumos para vacinas

Revista Nordeste – O Fórum dos Governadores, liderado pelo presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Wellington Dias, encaminhou, nesta quarta-feira (20), um ofício ao presidente da República Jair Bolsonaro solicitando um ‘diálogo diplomático’ entre o governo brasileiro e os países provedores de insumos como China e Índia para produção de vacinas no intuito de assegurar a continuidade do processo de imunização no Brasil.

O pedido dos chefes de Executivo estadual acontece após o anuncio de suspensão da produção das vacinas de Oxford e Coronavac, únicas que tem a autorização de uso emergencial no Brasil. O pedido aconteceu por causa da demora para envio ao Brasil de insumos chineses e indianos para a produção das vacinas. Eles pressionam agora o governo brasileiro e pedem “atitudes diplomáticas” que venham se sobrepor as políticas adotadas até o momento.

Na terça (19), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que a entrega da vacina de Oxford contra a Covid-19 vai atrasar de fevereiro para março devido à demora na chegada do insumo farmacêutico ativo (IFA), que vem da China. Até o momento, o Ministério da Saúde não se pronunciou sobre a falta dos insumos.

Ataques de Bolsonaro
Na contramão da diplomacia, o presidente Jair Bolsonaro e membros do governo, como o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, têm nos últimos meses feito críticas ao governo chinês e colocado em dúvida a eficácia da vacina produzida pelo país asiático, num discurso semelhante ao do presidente dos EUA, Donald Trump, aliado de Bolsonaro.

Confira o documento:


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp