Nordeste

Governadores pautam meio ambiente com a Embaixada da França e planejam evento com empresas francesas ainda este ano

O Consórcio dos Governadores da Região Nordeste se reuniu, nesta quinta-feira (29), no Palácio do Campo das Princesas, em Recife, com a Embaixada da França e Agência Francesa de Desenvolvimento para tratar sobre saneamento, meio ambiente e projetos de turismo sustentável.

 

 Estiveram presentes na reunião os governadores: João Azevêdo, da Paraíba, Paulo Câmara, de Pernambuco, Wellington Dias, do Piauí, Renan Filho, de Alagoas, e a governadora Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte.

 

Após o encontro, eles lançaram  uma declaração conjunta colocando das ações desenvolvidas e dos primeiros eixos de cooperação a serem privilegiados nas próximas parcerias.

Veja aqui

 

O evento comemorativo ocorreu  2 anos após os Estados do Nordeste e a França estabelecerem uma cooperação estreita em 29 de julho de 2019, data na qual uma carta de intenções foi assinada pelo ministro da Europa e dos Assuntos Exteriores da França e pelos governadores dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Após a assinatura da carta, uma delegação do Consórcio Nordeste, formada por governadores e representantes dos Estados do Nordeste, realizou uma visita oficial a Paris entre os dias 17 e 19 de novembro de 2019. Nessa ocasião, uma carta de intenções para cooperação sobre temas relativos ao meio ambiente e às cidades sustentáveis foi assinada entre o Ministério da Transição Ecológica e Solidária da República Francesa e o Consórcio, bem como um protocolo de entendimento entre a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Estado do Piauí.

 

Apesar do impacto da pandemia de COVID-19, ações já foram realizadas no âmbito da cooperação estabelecida entre a França e o Nordeste. A reunião teve como objetivo aprofundar a cooperação e explorar futuras possibilidades de colaboração. Nesse sentido, após consultas realizadas entre a Embaixada da França, a AFD e as Câmaras Temáticas do Consórcio Nordeste, cinco temas foram confirmados como prioritários para ações futuras: energia, meio ambiente, água e saneamento, gestão de resíduos e agricultura familiar.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp