Internacional

Xi Jinping pede promoção do desenvolvimento sustentável em reunião do G20

Beijing (Xinhua) – O presidente chinês, Xi Jinping, enfatizou e ainda repercute a importância crítica de promover continuamente a redução da pobreza global para criar um futuro inclusivo, sustentável e resiliente.

“Precisamos de medidas substanciais mais do que nunca diante da COVID-19”, disse Xi ao participar da segunda sessão da Cúpula de Riad do G20 via link de vídeo em Beijing.

Xi enfatizou a necessidade de defender a visão de priorizar o desenvolvimento. Ele pediu esforços para fortalecer a cooperação em desenvolvimento e reduzir a disparidade Norte-Sul na implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

Pedindo a adoção de políticas abrangentes e equilibradas, Xi disse que medidas direcionadas devem ser tomadas para lidar com a pobreza causada pela COVID-19.

Ele destacou os esforços para aliviar o encargo de dívidas dos países em desenvolvimento, para continuar oferecendo-lhes o apoio financeiro necessário, assim como para impulsionar a construção da infraestrutura e a conectividade.

Sobre a criação de um favorável ambiente econômico internacional, Xi pediu a redução de tarifas e barreiras não tarifárias, a promoção do alívio da pobreza e do crescimento econômico através do comércio, e a ajuda aos países em desenvolvimento na integração melhor no mercado global.

Sublinhando o papel da tecnologia digital no alívio da pobreza, Xi pediu esforços para criar mais oportunidades para as pequenas e médias empresas, mulheres, jovens e outros grupos vulneráveis passarem da pobreza à prosperidade.

Ele enfatizou que a China está prestes a alcançar a meta de eliminar a pobreza absoluta, 10 anos antes da programação estabelecida pela Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

Nos últimos mais de 40 anos de reforma e abertura, mais de 700 milhões de pessoas na China foram tiradas da pobreza, contribuindo com mais de 70% da redução da pobreza global, lembrou o presidente.

A China está pronta para trabalhar com outros países para construir um mundo melhor que esteja livre da pobreza e desfrute do desenvolvimento comum, disse.

Os líderes participantes do evento disseram que o G20 deve aumentar o apoio para os países em desenvolvimento superarem o impacto da COVID-19, alcançarem a recuperação econômica e o crescimento, reduzirem a disparidade digital e eliminarem a pobreza, entre outras medidas, a fim de alcançar o desenvolvimento inclusivo.

Eles também enfatizaram a redução de emissões de carbono e a promoção do desenvolvimento verde e de baixo carbono, e pediram esforços conjuntos para responder aos desafios globais como a mudança climática.

Uma declaração dos líderes foi adotada na cúpula.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você