PERNAMBUCO

Encontro Conecta Recife 2024 reúne gestores e profissionais para discutir inovação e transformação digital

Como parte das comemorações pela passagem dos 487 anos de fundação da cidade do Recife, celebrado nesta terça-feira (12) a Empresa Municipal de Informática (Emprel), realiza hoje (12) e quarta-feira (13) o Encontro Conecta Recife 2024.

 

 

A inicativa, dedicada às temáticas de tecnologia e à inovação, tem como principal foco debates sobre soluções digitais para governos digitais, direcionado para gestores públicos, profissionais e comunidade acadêmica de áreas relacionadas e/ou interessadas no tema.

O primeiro Encontro Conecta Recife, que é gratuito, acontece no Mirante do Paço, espaço de eventos, no Bairro do Recife, um dos principais ecossistemas de desenvolvimento digital do Brasil.

Durante os dois dias o encontro vai trazer para o centro das discussões e troca de experiências assuntos relacionados às principais soluções desenvolvidas dentro da Prefeitura do Recife com foco em governo digital (e-Gov) e que podem ser replicadas por outros ambientes governamentais.

Experiência da Estônia

 

 

Também faz parte da grade de programação uma palestra do vice-prefeito de Tallin, (capital da Estônia), Joosep Vimm, que traz experiências desenvolvidas na cidade e têm tornado aquele país referência em governo digital no mundo.

Outras temáticas como inteligência artificial e transformação digital serão assuntos que farão parte do Encontro Conecta Recife 2024.

Assista neste link a programação direta do Conecta Recife

https://eventoconecta.recife.pe.gov.br/​

Sobre os 487 anos do Recife

 

 

A cidade fundada em 1537 é uma das mais antigas do Brasil. A povoação do Recife começou em 1561 e se tornou a principal da Capitania de Pernambuco, conhecida graças à cultura extensiva da cana-de-açúcar. Isso despertou o interesse dos holandeses e por sua posição estratégica devido ao porto, invadiram e ocuparam a cidade durante 24 anos.

 

 

A ocupação holandesa chegou ao fim em 1654, quando pernambucanos e holandeses se enfrentaram nas duas batalhas dos montes Guararapes. Em 1790, Dom João V elevou a cidade à categoria de vila.  A proximidade do porto favoreceu ainda mais sua expansão no século XIX. Elevada à categoria de cidade, em dezembro de 1823, se tornou capital de Pernambuco, em 1827.

 

 

A economia do Recife é a 3ª maior do Norte-Nordeste, depois de Salvador e Fortaleza, segundo pesquisa do IBGE. O PIB da cidade é de cerca de R$ 55 bilhões de reais, sendo que 69,1% do valor adicionado advém dos serviços.  Na sequência aparecem as participações da administração pública (17%), da indústria (13,7%) e da agropecuária (0,1%).

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp